Automotor - Porsche Boxster, o tempo passa rápido

A Porsche lança a versão especial 25 Edition para celebrar a trajetória de um quarto de século do roadster Boxster, com um significado especial para a montadora

23 JAN 2021 • POR • 14h16
Porsche Boxster 25 Edition - DIVULGAÇÃO

Por Daniel Dias, da AutoMotrix

Para comemorar as duas décadas e meia de seu roadster, a Porsche lança a série especial Boxster 25 Edition. Essa edição faz referência aos vários recursos de design do carro-conceito Boxster, que apareceu no Salão de Detroit de 1993. No Brasil, o modelo estará disponível para encomenda com preço público a partir de R$ 605 mil.

A Porsche oferece a Boxster 25 Edition na cor GT Silver Metallic, embora as Deep Black Metallic e Carrara White Metallic também estejam disponíveis. Para manter o estilo da versão original histórica, o modelo especial combina o interior em couro Bordeaux com a capota conversível de tecido vermelho, com a inscrição "Boxster 25" gravada. Um pacote do interior em alumínio, bancos esportivos com ajuste elétrico para quatorze posições, frisos dos estribos da porta com a inscrição "Boxster 25" e um volante esportivo GT em couro incluindo multifunções com aquecimento são alguns dos recursos da lista de equipamentos-padrão da versão.

O motor de 4,0 litros e seis cilindros 4.0 também é usado como uma variante de potência mais elevada do purista 718 Spyder. Com resposta direta, o motor de 400 cavalos garante uma experiência de estilo de direção emocionante. O Boxster 25 Edition de 6 marchas tem modo manual e sistema de dupla embreagem Porsche Doppelkupplung (PDK). O modelo de edição especial atinge a velocidade máxima de 293 km/h e proporciona uma aceleração de zero a 100 km/h em apenas 4 segundos. Outros recursos de série incluem o sistema eletrônico para regulagem dos amortecedores Porsche Active Suspension Management, com rebaixamento de 10 milímetros, e o Porsche Torque Vectoring, com bloqueio mecânico do diferencial.

O Boxster tem um significado especial para a Porsche, pois representa um marco no novo direcionamento da estratégia de modelos da fabricante de carros esportivos devido ao caminho que abriu durante as adversidades econômicas enfrentadas por ela na metade dos anos 90. Isso se refletiu no primeiro motor de seis cilindros em produção refrigerado a água e no conceito de peças de substituição inteligentes que foram apresentadas ao mercado inicialmente com o ágil roadster. O carro de dois lugares cativou os corações dos clientes mais jovens desde seu lançamento.

Quando o modelo de produção foi lançado em agosto de 1996, a semelhança com o apresentado em Detroit era inquestionável. Como ele compartilhava a parte dianteira do 996 da geração 911, não havia dúvidas sobre a sua linhagem. Ao mesmo tempo, seu motor de seis cilindros instalado no centro do carro foi desenvolvido para atender às normas de emissão mais exigentes graças à refrigeração a água, à tecnologia de quatro válvulas e à temporização de entrada variável. O aumento da potência e outras melhorias foram incorporadas posteriormente.

Em 2012, a Porsche apresentou a reestilização do 981 da geração Boxster. Graças à nova carroceria em uma construção mais leve e um chassi completamente renovado, o modelo ficou mais robusto, mais musculoso e mais veloz. O teto elétrico em tecido funcionava sem uma tampa de compartimento superior conversível, os braços dos eixos eram ainda mais curtos e o para-brisa se movia para a frente. Motores boxer mais econômicos foram desenvolvidos para injeção direta a gasolina iniciando com um de 2,7 litros e seis cilindros com 265 cavalos e um de 3,4 litros com 315 cavalos. Em abril de 2014, o Boxster GTS foi lançado com 330 cavalos. O Boxster Spyder foi outro destaque, com um motor de 3,8 litros de 375 cavalos.