Prefeitura de Guarujá fiscaliza intervenções emergenciais da Sabesp no Túnel da Vila Zilda

Já foram instaladas válvulas para controle do volume de efluentes; os próximos passos consistem no reparo da rede danificada, aterramento e aplicação de nova camada asfáltica no túnel

15 JAN 2021 • POR • 14h30
Os prazos foram definidos em uma reunião de emergência na manhã da última quinta-feira (14), no Paço Municipal Moacir dos Santos Filho - Divulgação/PMG

Técnicos da Prefeitura de Guarujá estão fiscalizando, nesta sexta-feira (15), as intervenções emergenciais da Sabesp no Túnel Juscelino Kubitscheck, popularmente conhecido como Túnel da Vila Zilda. Até o momento, as válvulas responsáveis pelo controle do volume de efluentes e de rápida solução para manobras de rede já foram instaladas, o próximo passo é fazer a troca da tubulação que foi rompida, o aterramento dela e proceder com aplicação de nova camada asfáltica, que deve ser feita no próximo domingo (17), mantendo a previsão de reabertura do túnel para até as 6 horas da manhã de terça-feira.

Os prazos foram definidos em uma reunião de emergência na manhã da última quinta-feira (14), no Paço Municipal Moacir dos Santos Filho. O Município notificou a empresa a prestar esclarecimentos formais e estuda as sanções que serão aplicadas à companhia.

"Vamos continuar monitorando os trabalhos para garantir que tudo que foi acordado na reunião emergencial de quinta-feira (14), em especial quanto ao prazo de liberação do túnel. Junto com a Diretoria de Trânsito e demais secretarias estamos fazendo o possível para diminuir os transtornos causados por esse imprevisto por parte da concessionária, afinal trata-se de uma via de acesso fundamental para chegar a diversos pontos da Cidade", explica o secretário de Infraestrutura e Obras, Adilson de Jesus.


O que aconteceu
O fechamento do túnel se deu em razão do rompimento de tubulação de efluentes de esgoto tratado oriundos da Estação de Precondicionamento de Esgotos (EPC), na madrugada desta quinta-feira (14), durante forte chuva, o que causou rupturas e buracos na cobertura asfáltica do túnel, obrigando a interdição para o tráfego de veículos no local. Logo nas primeiras horas do dia, técnicos municipais foram ao local verificar os estragos e orientar o desvio do tráfego de veículos.