UPA da Enseada volta a contar com atendimento pediátrico 24 horas

Desativado desde 2013, o serviço especializado foi retomado na Unidade no último sábado (9)

13 JAN 2021 • POR • 21h04
Quatro UPAS da rede municipal de urgência e emergência dispõem do atendimento às crianças - Divulgação/PMG

Após oito anos, o atendimento pediátrico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Enseada (Avenida Dom Pedro I, s/n) foi reativado pela Prefeitura de Guarujá no último final de semana. O serviço, que estava desativado desde 2013, voltou a funcionar a partir 7 horas do último sábado (9).

Com a descentralização realizada pela Secretaria de Saúde (Sesau), quatro UPAS da rede municipal de urgência e emergência dispõem do atendimento às crianças. Além da Enseada, as UPAs Doutor Matheus Santamaria (PAM Rodoviária) e de Vicente de Carvalho contam com o serviço 24 horas. A UPA Perequê também disponibiliza o atendimento, só que de segunda a sexta-feira, por 12 horas.

Para isso, a UPA da Enseada mantém um quadro formado por dois pediatras no período diurno e mais dois para o atendimento noturno, ou seja, quatro profissionais por plantão, além de outros 40 auxiliares técnicos de enfermagem. Um consultório especializado; leitos de emergência, de internação; salas de sutura e internação foram totalmente preparadas para atender aos pacientes.

De acordo com o secretário de Saúde de Guarujá, Vitor Hugo Straub Canasiro, o espaço foi devidamente reestruturado para receber a pediatria 24 horas. "A retomada desse atendimento na Enseada era uma antiga reivindicação da população. Felizmente hoje conseguimos reativar esse serviço, que tem uma grande demanda na Cidade".