Detento da Penitenciária I de São Vicente morre após ingerir cápsulas de cocaína

O preso passou mal na unidade após retornar de saída temporária; circunstâncias são apuradas

7 JAN 2021 • POR • 16h15
O caso ocorreu na Penitenciária I de São Vicente - Reprodução/Google Maps

Um detento da Penitenciária I de São Vicente, com 30 anos de idade, morreu após ingerir cápsulas de cocaína em circunstâncias que ainda são apuradas. Ele retornou de saída temporária na última terça-feira (5) e começou a passar mal no final da tarde, segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). 

Segundo a pasta, o detento foi prontamente atendido e encaminhado ao Pronto-Socorro do Humaitá, sendo transferido ao Hospital Municipal de São Vicente. Segundo a Prefeitura, o óbito ocorreu às 18h48. 

Na declaração de óbito a causa da morte aponta "intoxicação", de acordo com a SAP.

Como de praxe, foi aberto Procedimento Apuratório para verificar as circunstâncias do ocorrido.  

O caso foi registrado na manhã desta quinta-feira (7) no 1° Distrito Policial (Centro) como morte suspeita e deverá ser apurado pelo 3° DP (Jardim Rio Branco).

O delegado do 1° DP, Luiz Fernando Salvador, requereu exame ao Instituto Médico-Legal (IML).

A Penitenciária I de São Vicente (Dr. Geraldo de Andrade Vieira) fica na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, km 66, no Samaritá, e tem cerca de 1.520 presos, tendo capacidade para somente 1.257, segundo dados de quarta-feira (6). 

Segundo a SAP, o preso cumpria pena na Penitenciária I de São Vicente desde 23 de janeiro de 2018, condenado a 6 anos, 9 meses e  20 dias pelo artigo 33 por tráfico de drogas, tendo progredido  ao regime semiaberto em 5 de outubro de 2020.