Chuvas afetam abastecimento de água na Baixada Santista e Sabesp pede uso consciente

Equipes trabalham realizando medidas corretivas e manutenções para desobstrução e limpeza das captações

4 JAN 2021 • POR • 08h00
Sabesp pede uso consciente da água na Baixada enquanto serviço não retoma 100% de eficiência - Gilberto Marques/Governo do Estado de São Paulo

A Sabesp informa que as fortes chuvas que vêm atingindo a Baixada Santista desde o dia 1º de janeiro reduziram a produção de água tratada na região. Segundo a empresa, os temporais aumentaram o volume dos rios e deslocaram grande quantidade de lama, pedras, troncos e galhos de árvores, entre outros materiais que atingem as captações e comprometem as condições para o tratamento da água bruta.

O sistema operava até domingo (3/1) em recuperação do nível dos reservatórios que distribuem água tratada aos imóveis. A Sabesp ressalta que equipes trabalham de forma ininterrupta realizando medidas corretivas e manutenções para desobstrução e limpeza das captações. Por isso, a empresa ressalta que é essencial o uso consciente das caixas-d'água domiciliares, para que não sejam sentidos reflexos no consumo, lembrando que a reservação interna dos imóveis deve ser dimensionada conforme determinam as normas técnicas para instalações prediais (decreto estadual 12.342/78 e regra da ABNT).

A Companhia está disponibilizando caminhões-tanque para os atendimentos emergenciais, que podem ser informados durante 24h pela Central de Atendimento Telefônico, que funciona gratuitamente nos números 0800 0550195 ou 195. Além da Agência Virtual no www.sabesp.com.br ou no aplicativo para celulares e tablets iOS ou Android, que permite enviar fotos.