Covid: mais um shopping é multado por descumprir normas de prevenção

Fiscais da Vigilância Sanitária constataram falha na disposição das mesas da praça de alimentação

12 DEZ 2020 • POR • 21h33
Mais um shopping de Santos foi multado neste sábado - SUSAN HORTAS/PMS

Mais um shopping center do Gonzaga, em Santos, foi multado em R$ 10 mil, neste sábado (12), por descumprir as normas de prevenção à covid-19. Fiscais da Vigilância Sanitária da Prefeitura constataram falha na disposição das mesas da praça de alimentação, que não apresentavam a distância mínima de 1,5 metro entre cada uma delas.

Na semana passada, outro shopping do mesmo bairro foi multado pelo mesmo motivo. Durante o trabalho de fiscalização, todos estabelecimentos de alimentos do shopping foram vistoriados e orientados quanto às normas de higiene, limpeza e prevenção. Três foram intimados para adequações sanitárias.

ORIENTAÇÕES
As cafeterias receberam orientações quanto à disposição de mesas e cadeiras e o distanciamento, conforme decretos em vigor. Além disso, outras 30 lojas de atividades diversas receberam esclarecimentos. Segundo a chefe da Seção de Vigilância Sanitária (Sevisa), Luciane Valente, o foco da equipe é garantir a saúde e segurança das pessoas. “Estamos encontrando irregularidades quanto ao cumprimento aos protocolos, por isso os estabelecimentos estão sendo multados. Havendo persistência ao não cumprimento do decreto, correrão o risco de receberem interdição parcial e até mesmo total de suas atividades. Todo cuidado aos clientes, funcionários e prestadores de serviços deve ser preservado”.

Proprietário de uma loja de brinquedos e artigos geek localizada no shopping, Cassiano Franco Junior avalia como positiva a presença da Prefeitura em caráter de orientação. “Essa é uma questão de saúde pública, temos que trabalhar juntos no combate à pandemia. Eu estava com dúvidas quanto ao limite de pessoas no interior da loja e sobre a idade mínima exigida para uso da máscara. As fiscais esclareceram as questões, me deixando mais seguro para trabalhar corretamente”.

DICAS
Para a chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Ana Paula Valeiras, algumas dicas são importantes para realizar compras de fim de ano com segurança. “Temos orientado que as pessoas evitem aglomerações, utilizem máscaras e álcool gel, mantenham distanciamento. Essa ampliação de horário foi feita justamente para evitar que as pessoas saiam à rua no mesmo horário, para fazer suas compras e refeições. Então, vale observar horários mais calmos para sair e aproveitam as compras com tranquilidade e responsabilidade”.