SV amplia horário de funcionamento do comércio

A mudança passa a valer neste sábado (12)

9 DEZ 2020 • POR • 07h30
A mudança passa a valer neste sábado (12); a partir desta data, galerias, lojas de rua e camelódromos poderão funcionar das 9 às 22h - Nair Bueno/Diário do Litoral

A ampliação do horário de funcionamento do comércio vicentino foi definida em reunião realizada na manhã desta terça-feira (08), no Salão Nobre do Paço Municipal. Estiveram no encontro o prefeito, Pedro Gouvêa; o secretário de Comércio, Indústria e Negócios Portuários (Secinp), Paulo Roberto Bonavides; e o presidente da Associação Comercial de São Vicente, Alcides Antonele.

A mudança passa a valer neste sábado (12). A partir desta data, galerias, lojas de rua e camelódromos poderão funcionar das 9 às 22h. Já o Shopping Brisamar estará aberto das 10h às 23h. Os novos horários serão mantidos até o dia 23 deste mês.

Os restaures e buffets, nos dias 24 e 31 de dezembro, poderão servir seus clientes até 1h. O estabelecimento deverá ser fechado até às 2h.

O empresário que deseja a ampliação deve procurar a Secinp (R. Jacob Emerick, 1238 - Parque Bitaru), para solicitar a autorização.

A ampliação não anula as regras de higiene e distanciamento social vigentes na fase amarela do Plano São Paulo. Restaurantes e buffets continuam atendendo com capacidade reduzida a 40%. Com exceção aos dias 24 e 31, esses estabelecimentos possuem expediente limitado até meia-noite.

SANTOS.

No final de semana, a Prefeitura de Santos também havia anunciado a ampliação do horário do comércio a fim de evitar aglomerações de público - mantendo o rigor na fiscalização do limite de 40% da capacidade de clientes de cada recinto. No entanto, a Administração Municipal aguarda pela suspensão das restrições de horários de atendimento do comércio por parte do governo do Estado. Caso a determinação não seja revogada, o próprio Município tomará a iniciativa de ampliar os períodos de funcionamento dos estabelecimentos.

De acordo com o Plano São Paulo, do governo estadual, nas regiões que se encontram na fase amarela - caso da Baixada Santista -, lojas, bares, restaurantes e outros pontos comerciais devem abrir somente por dez horas diárias, até as 22h.

"Limitar horário não contribui em nada. Entendemos que essa redução estimula a aglomeração. Em vez de diluir, acabamos concentrando", argumentou o prefeito durante pronunciamento em live nas redes sociais no domingo (6).

Segundo Barbosa, o posicionamento do Município está baseado em análises de técnicos da rede municipal de saúde.