Mãos de direção de vias no Bairro Boqueirão, em PG, são invertidas

Semáforos também foram desligados. Setran realizará estudos no trecho pelos próximos 15 dias

4 DEZ 2020 • POR • 17h37
Antes da remodelação, a avenida da praia era interrompida na altura da Rua Pernambuco - Nair Bueno/Diário do Litoral

Com a remodelação da orla, entre as Ruas Londrina e Roberto Shoji, no Bairro Boqueirão, em Praia Grande, vias dos arredores passarão por mudanças viárias a partir deste sábado (05). As mãos de circulação de veículos nas Ruas Ponta Porã e Dourados serão invertidas. Além disso, com a diminuição do fluxo de veículos que acessam a Rua Pernambuco e Alameda Metropolitana, com a abertura de trecho da avenida da praia, dois semáforos instalados nestes locais foram desligados. A Secretaria de Trânsito (Setran) realizará nos próximos 15 dias estudos nos trechos para avaliar a possibilidade de permanência das ações.

Temporariamente, a Rua Dourados passará a funcionar com mão de direção no sentido Guilhermina/Canto do Forte; e a Rua Ponta Porã, que já estava invertida desde o início das obras de remodelação da orla, continuará no sentido Canto do Forte/Guilhermina durante este período de testes.

Antes da remodelação, a avenida da praia era interrompida na altura da Rua Pernambuco, e com isso os motoristas tinham que realizar o retorno pela Alameda Metropolitana. Com a abertura total da via, que agora conta com faixas duplas de rolamento de veículos nos dois sentidos da avenida, o movimento viário nos trechos arredores diminuiu consideravelmente. Por isso, durante o período de estudos o semáforo localizado entre as Ruas Bahia e Pernambuco e o outro no cruzamento da Alameda Metropolitana com Avenida Presidente Costa e Silva permanecem desligados.

 “Vamos seguir as diretrizes do Manual de Sinalização Semafórica do Denatran, que orienta sobre a necessidade de semáforos em certos trechos, antes de decidirmos se estes equipamentos ficarão ou não nestes locais após estas melhorias”, explicou a diretora da Divisão de Planejamento e Engenharia de Tráfego, Michele Rezende de Mesquita, que destacou ainda que
equipes da Setran visitaram nos últimos dias comércios e residências localizadas nos arredores entregando materiais que informam sobre as mudanças e os estudos nos trecho.

Remodelação – Para garantir mais fluidez viária na principal área comercial de Praia Grande, a Avenida Presidente Castelo Branco (via da praia), entre as Ruas Roberto Shoji e Londrina, no Bairro Boqueirão, está sendo remodelada. O trecho em obra compreende um total de 330 metros. O local está recebendo canteiro central com 7 metros de largura, com novo
paisagismo. Com isso, o retorno viário para quem segue pela Avenida Costa e Silva querendo acessar a praia deve ser feito na altura da Rua Roberto Shoji e, no sentido oposto, os motoristas seguirão pelo desvio próximo à Rua Londrina. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos ainda em 2020.

Os pedestres também serão contemplados com as obras já que todo o trecho está recebendo novas faixas de pedestres, inclusive duas novas faixas elevadas (com a guia elevada na altura do nível da calçada), na altura da Avenida Costa e Silva e Rua Roberto Shoji, que se somam a outra que já existia próxima à Rua Londrina.

Toda a remodelação contempla ainda uma reforma no Vivência para 3ª Idade do Bairro Boqueirão, localizado no calçadão da praia, na altura da Rua Pernambuco; também a criação de nova rampa de acessibilidade ligando a calçada com a faixa de areia e, ainda, futuras novas sedes para os Bombeiros e do Posto de Informações Turísticas (PIT).