Festival Santista de Teatro oferece diversas atrações virtuais

Até domingo (6) poderão ser conferidas produções regionais, nacionais e muita troca de ideias sobre o fazer artístico

3 DEZ 2020 • POR • 15h50
Cena de 'Autobiografia Autorizada', monólogo escrito e interpretado por Paulo Betti. - Divulgação

Em sua 62ª edição, o Festival Santista de Teatro – Festa segue promovendo espetáculos, mesas de debate e atividades formativas. Para atender aos protocolos sanitários da Organização Mundial de Saúde (OMS) e o distanciamento social, o tradicional evento também migrou para internet (https://www.youtube.com/CulturaSantos). Até domingo (6) poderão ser conferidas produções regionais, nacionais e muita troca de ideias sobre o fazer artístico. 

Sexta-feira (4), às 15h, a atriz e diretora Janaína Leite ministra atividade formativa. Às 19h30, o Coletivo 302 abre a sequência de apresentações com 'Vídeo Retrato: Vila Parisi / Quadro 2 – Construção' (Mostra Regional). Na sequência, às 19h40, tem a estreia de 'Estação Cidade Ferro', da U[z]ina Coletiva (Regional).

Leia Também

Festival Santista de Teatro seleciona espetáculos para edição online

Festival Santista de Teatro abre inscrições para todo País

Festival de Teatro de Cubatão divulga programação online

Depois, às 19h50, ocorre a apresentação de 'Carascáries', de Julia Tempesta (Mostra Nacional). A mesa de debate 'Articulação de Estratégias para 2021 e reflexão sobre o processo de articulação e luta da Lei Aldir Blanc na Baixada Santista' encerra a noite, às 20h.

Às 10h30, atividade formativa do ator e dramaturgo Victor Nóvoa abre a agenda de sábado (5). Mais tarde, às 15h30, o público poderá estudar as dinâmicas por Janaína Leite. A noite de exibições abre com o espetáculo 'História pra boi dormir', do Casa 3 (Regional), às 19h30. 'E se fôssemos nós?', do Teatro JN (Regional), tem projeção às 19h45. 'Conversa de Casulo – Solidão', Grupo de Teatro Pernas pro Ar (Nacional), encerra o penúltimo dia, às 19h50.

Victor Nóvoa retorna e abre as atividades de domingo (6), às 15h. 'Abrazo', do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare (Mostra Nacional) tem estreia às 19h30. O Festa não termina aí. A programação ainda traz, no dia 12, a atividade 'Panorama Festa 62: Conversa com mediação de Alexandre Mate e Ato Viva Pagu'. Intermediada pelo ator, diretor, pesquisador e professor universitário, a conversa fará um balanço da edição de 2020 do mais antigo festival de artes cênicas do País.

ABERTURA

A programação teve início na última terça-feira (1º), com a exibição de documentário sobre a história do Movimento Teatral da Baixada Santista e o Teatro Rosinha Mastrângelo. Depois, ocorreu a Mesa de Abertura com os organizadores do Festival e apresentação do espetáculo 'Autobiografia Autorizada', monólogo escrito e interpretado por Paulo Betti.

Este ano, o tema 'Brasil Imaterial – Presente, Passado e Futuro' pautou o processo de curadoria coletiva na seleção das seis obras que compõem a Mostra Regional, com vídeos experimentais de pelo menos 5 minutos de duração. Já as mostras Estadual e Nacional reúnem montagens com proposta livre e tempo de duração entre 5 e 10 minutos. O Festival conta ainda com ações formativas conduzidas pela diretora e pesquisadora Janaína Leite e pelo dramaturgo Victor Nóvoa.

A programação completa pode ser conferida no canal do Festa (https://bit.ly/39AGHJ6).