Guarujá tem programação alusiva ao Dia da Consciência Negra

Atividades têm início nesta quarta e vai contar com lives e um ato simbólico no busto de Zumbi dos Palmares na sexta, Dia da Consciencia Negra

17 NOV 2020 • POR • 13h03
Dia da Consciência Negra é festejado anualmente em 20 de novembro - DIVULGAÇÃO

A Prefeitura de Guarujá realiza, a partir desta quarta-feira (18), a Semana da Consciência Negra, data celebrada nesta sexta-feira (20). Com o objetivo de discutir  a questão étnico-racial, a programação vai contar com lives e um ato simbólico no busto de Zumbi dos Palmares, localizado na Praça Horácio Lafer, na Praia da Enseada.

O público vai poder acompanhar as lives pelo facebook @ConselhoComunidadeNegraGuaruja, a partir das 15 horas. Entre os temas abordados está o Racismo Institucional e a importância da Consciência Negra.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Relações Sociais (Seres), por meio da Assessoria de Igualdade Étnica e Racial, e conta com o apoio do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Guarujá.

O Dia Nacional da Consciência Negra foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes negros do Brasil, que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista. O dia é dedicado à reflexão e reconhecimento dos descendentes africanos na construção do Brasil.

Confira a programação:

Quarta-feira (18) – 15 horas - Abertura – Live: Consciência Negra
Apresentação: Carlos Eugênio (Assessor de Políticas Públicas, Igualdade Étnica e Racial) e Sueli de Melo Pastoriza (presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra).

Quinta-feira (19) – 15 horas – Live: Racismo Institucional
Apresentação: Carlos Eugênio (Assessor de Políticas Públicas, Igualdade Étnica e Racial) e  Ana  Amélia(Assessora  de Políticas Públicas da Juventude)

Sexta-feira (20) –  9 horas  - Ato Simbólico no Busto de Zumbi dos Palmares (presencial com os líderes do movimento negro). 
Local: Praça Horácio Lafer