Covid-19: Estudo indica que 26% da população de SP já se infectou com a doença

O mapeamento mostra que a contaminação continua mais comum nos distritos mais pobres da Capital

22 OUT 2020 • POR • 16h05
Faixas de distanciamento pintadas no terminal Parque Dom Pedro II, no centro da Capital, para evitar aglomerações - Suamy Beydoun/Agif/Folhapress

Estudo que analisa a prevalência de anticorpos para o coronavírus na capital paulista estima que cerca de 2,2 milhões de pessoas adultas já se contaminaram com o vírus causador da Covid-19. Esse número representa 26,2% da população adulta da cidade.

O estudo foi conduzido em uma parceria de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do Grupo Fleury com o Ibope Inteligência.

O mapeamento, que está em sua quarta fase de análise, indica que a contaminação continua mais comum nos distritos mais pobres da Capital, 30,4%, ante 21,6% nos distritos com renda mais alta. A maior parcela se encontra entre os adultos que têm apenas o ensino fundamental: 35,8%. É mais que o dobro da taxa de infecção entre aqueles com ensino superior, de 16%.

O resultado ainda aponta uma alta de casos em relação à etapa anterior da pesquisa, do fim de julho, que havia detectado a presença de anticorpos em 17,9% das amostras.