Tenente Coimbra - Escola municipal em Sorocaba será a primeira cívico-militar do estado

21 OUT 2020 • POR • 06h06
DIVULGAÇÃO

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) está cada vez mais próximo de ter sua primeira unidade implantada aqui no estado de São Paulo. A Escola Municipal Matheus Maylasky, na cidade de Sorocaba, teve aprovação de 82% da população local para ser convertida ao novo modelo.

Como presidente da Frente Parlamentar pela Implementação das Escolas Cívico-Militares no Estado de São Paulo venho, desde o ano passado, trabalhando com o Ministério da Educação (MEC) e com prefeituras interessadas para que possamos melhorar a qualidade do ensino público por meio deste programa federal.

As escolas que se converteram em cívico-militar aumentaram consideravelmente a sua nota média no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). No geral, a avaliação evoluiu de 4,94 para 6,99, um avanço que faz a diferença na vida dos nossos jovens. 

E, diferentemente do que muitos pensam, o crescimento não é porque há militares na sala de aula: os professores comandam a parte educacional e os militares auxiliam na parte administrativa e disciplinar. A atuação destes profissionais resgata valores como o patriotismo e respeito aos professores. Assim, o modelo promove mais segurança para alunos, docentes, funcionários e toda a comunidade escolar. Como resultado, crianças e jovens têm um ambiente muito mais propício aos estudos.

Em Sorocaba, cidade escolhida pelo MEC para receber o Pecim, venho acompanhando e dando a assistência necessária desde o início do processo, ao lado da prefeita Jaqueline Coutinho, para que tenhamos em breve a primeira escola cívico-militar e possamos as expandir para outros municípios. Os próximos passos serão as audiências públicas que realizaremos com autoridades e população local para apresentar e esclarecer todas as questões relacionadas à conversão da escola municipal.

Além da melhoria no ensino, o Governo Federal ainda investirá em reformas na EM Matheus Maylasky e serão implantados na unidade um laboratório de ciências e outro de informática. 

São muitos os benefícios recebidos nesta implementação e não vamos parar com apenas uma unidade do modelo no estado. Aqui na Baixada Santista, já temos Santos, São Vicente e Guarujá como fortes candidatas para serem o próximo município contemplado com o programa. E, em diversas outras cidades, já colhemos milhares de assinaturas, por meio de abaixo-assinados de cidadãos que têm interesse em contar com uma escola cívico-militar no seu município.

O foco é espalhar o máximo de unidades do modelo por todo o estado e aumentar a qualidade do nosso ensino público. Melhorar a educação dos nossos jovens é nosso compromisso desde o início do mandato.

Tenente Coimbra, deputado estadual