Ministério Público tenta impugnar cinco candidaturas em Praia Grande

Na lista estão: Raquel Chini (PSDB); o vice Reco; Janaina Ballaris (PL); Alexandre Cunha (Republicanos) e Danilo Morgado (PSL)

6 OUT 2020 • POR • 07h20
Pode faltar candidatos para ocupar o principal cargo do Executivo em Praia Grande - Arquivo/DL

Se as impugnações forem aceitas pela Justiça, vai faltar candidatos para ocupar o principal cargo do Executivo em Praia Grande. Raquel Chini (PSDB) - candidata do prefeito Alberto Mourão, Janaina Ballaris (PL), Alexandre Cunha (Republicanos) e Danilo Morgado (PSL) tiveram pedidos de impugnação de candidaturas formulados pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). O candidato a vice-prefeito da chapa de Raquel, Ednaldo dos Santos Passos, o Reco, também teve.

O promotor eleitoral Marlon Machado da Silva Fernandes revela que os impugnados não demonstraram atender todas as condições de elegibilidade. Raquel, por exemplo, não comprovou por certidão legal ter condições criminais de ser candidata. Ela também não provou que se desincompatibilizou de seu cargo público na Prefeitura.

Janaína não apresentou certidão de objeto e pé do que consta da certidão positiva. Esse é um documento judicial necessário para comprovar que ela teria condição legal de ser candidata. O mesmo estaria ocorrendo com Alexandre Cunha.

No caso de Danilo Morgado, a Promotoria diz que não foram apresentados certidão criminal da Justiça Estadual de 2º grau e cópia do documento oficial de identidade. Já Reco não teria apresentado certidão criminal da Justiça Estadual de 1º grau e não provou ter condição criminal que permita sua candidatura.

A Assessoria Jurídica de Raquel Chini e vice-prefeito Reco informa que já está apresentando a contestação, tendo em vista que os documentos mencionados foram devidamente juntados e apresentados à Justiça Eleitoral.

Janaina disse, por intermédio dos advogados do PL, que a impugnação proposta não tem fundamento, pois a certidão apontada encontra-se nos autos. "Assim, tal ato causa um grande prejuízo político para nossa candidata, o que será apurado oportunamente, a fim de que os responsáveis por esse erro crasso sejam responsabilizados".

O candidato Alexandre Cunha informa por sua assessora que os documentos foram devidamente juntados com pedido de registro de candidatura, sendo provável que houve falha na análise da documentação.

"O candidato não possui qualquer impedimento ou mesmo ausência de documentação e a assessoria jurídica já providenciou resposta à impugnação formulada, com a juntada dos documentos novamente, para possibilitar a análise do MPE", revelou.

Danilo Morgado revela que no seu caso ocorreu um erro do sistema. "Sou ficha limpa e todos os documentos estão OK. Estou apto a ser prefeito da Praia Grande". (Carlos Ratton)