Prefeito de Caraguatatuba testa positivo para Covid-19

Aguilar Junior disse, em live, estar com febre e dor de garganta e fica em quarentena

28 AGO 2020 • POR • 16h30
Aguilar Junior informa em live que está com a Covid-19 - Reprodução/Redes Sociais

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior (MDB), usou suas redes sociais para informar que testou positivo para a Covid-19. Os sintomas como febre e dor de garganta apareceram há cinco dias, por isso, está trabalhando de casa onde cumpre quarentena. Ele fez o teste rápido, que confirmou a doença, e também o RT-PCR. Este resultado deve chegar na próxima semana.

Ele acredita estar na chamada janela imunológica, mas todos os sintomas são os provocados pelo novo coronavírus. “Estou com muitas dores, por isso vou trabalhar de casa, despachando e fazendo reuniões virtuais até que saiam todos os resultados”, disse o prefeito.

Ele ainda acrescentou que fez os exames da Unidade de Pronto Atendimento (UPA Covid) para onde vão todos os pacientes com sintomas da doença.

Por médio de nota, a Prefeitura informou que o prefeito estava sempre exposto participando de reuniões e visitando unidades hospitalares durante a pandemia, mas não há como saber onde foi contraído o vírus.

Caraguatatuba tem, atualmente, 1.805 casos confirmados da doença, dos quais 72 foram a óbitos e 1.318 já se recuperaram. De acordo com o boletim epidemiológico da Saúde, 24 pessoas estão internadas nas Unidades de Terapia Intensivas (UTIs) da Casa de Saúde Stella Maris, Hospital Regional e Upa Covid, o que representa 49% da taxa de ocupação. Outras 41 estão nas enfermarias dessas unidades, o que significa 37% da ocupação. Com Síndrome Gripal são 10.520 registros

.Diante do quadro, o prefeito Aguilar Junior voltou a pedir à população que siga as regras para evitar contaminação, como a utilização de máscaras de proteção facial e se manter longe ou fazer aglomerações.

Sem aulas presenciais

Ainda durante a live, o prefeito divulgou o resultado de uma Consulta Pública feita com a comunidade escolar entre pais e responsáveis e funcionários da educação para saber se era contra ou a favor do retorno das aulas ainda este ano.

Dos 6.498 ‘Pais e Responsáveis’ que preencheram os dados, 88,2% opinaram pelo não retorno das aulas presenciais; 5,5% não souberam opinar e apenas 6,3% eram favoráveis ao retorno.

A pesquisa com ‘Funcionários’ obteve 1.561 respostas, onde 88% não concordam com o retorno das aulas este ano; 8,3% não decidiram e apenas 3,7% opinaram serem favoráveis ao retorno.

Com a decisão, as aulas na rede municipal de ensino permanecem de forma remota (para aqueles que possuem internet) e impressa para os alunos que não conseguem acessar a rede mundial de computadores, devendo voltar de forma presencial apenas em 2021.