Prédio de SV tem bunker anti-guerra, construído durante a 2ª Guerra Mundial

O fato ainda é desconhecido por muitas pessoas, mas o bunker está situado 11 degraus abaixo do solo e com espaço para 80 pessoas

27 JUL 2020 • POR • 18h00
Atualmente o bunker foi remodelado pelo restaurante e é usado como salão de karaokê - Reprodução e nair Bueno/DL

Localizado na Avenida Embaixador Pedro de Toledo, na esquina com a Rua Frei Gaspar, o Gáudio é um dos mais antigos edifícios residenciais da cidade de São Vicente. Há quem diga que ele é efetivamente o mais antigo de todos, porém outros afirmam que os edifícios Tumiarú e Icaraí foram construídos primeiro. No entanto, o que difere o Gáudio de todos os outros edifícios da cidade é que ele é o único que possui um bunker anti-guerra, construído no período da Segunda Guerra Mundial. O fato ainda é desconhecido por muitas pessoas, mas o bunker está situado 11 degraus abaixo do solo e com espaço para 80 pessoas.

O espaço ficou abandonado por um tempo, pois nunca chegou a ser usado para sua finalidade real. Posteriormente, foi usado como depósito de bebidas pelo restaurante de mesmo nome do prédio situado no térreo. Atualmente o bunker foi remodelado pelo restaurante e é usado como salão de karaokê, bem como alugado para festas e eventos.

Além do bunker, o Gáudio foi o primeiro prédio da região a possuir um jardim em sua entrada e rapidamente se tornou um ponto de encontro não só para os jovens de São Vicente, mas como para os vindos de cidades vizinhas.

Certo é que, a despeito disso, o suntuoso prédio além de seu design charmoso possui características marcantes em sua história.