Procon Praia Grande fiscaliza lojas de materiais de construção

Órgão tem vistoriado diversos segmentos do comércio a fim de coibir preços abusivos

23 JUN 2020 • POR • 18h05
O órgão já vistoriou diversos segmentos comerciais - Divulgação/PMPG

Desde que começou a pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19), o órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Praia Grande tem realizado vistorias no comércio. Em mais uma fiscalização rotineira, na segunda-feira (22), técnicos visitaram lojas de matérias de construção para verificar possíveis abusos nos preços e produtos vencidos. A ação contou com o apoio do núcleo regional do Procon de Santos.

Além das vistorias em campo, em que fiscais visitam os comércios para fazer a análise presencial, existe o trabalho administrativo do Procon. Após cada visita e notificação de preço abusivo, por exemplo, os lojistas são orientados a enviar notas fiscais dos últimos 90 dias, e antes de qualquer punição ao estabelecimento, tudo é verificado por técnicos do órgão, levando em conta o preço da mercadoria em comparação ao valor de venda.

Segundo a Coordenadora do Procon Praia Grande, Andrea Crystinne Rodrigues, o órgão tem cumprido seu papel e já vistoriou diversos segmentos comerciais. “Além das fiscalizações rotineiras, o Procon trabalha com base em denúncias de munícipes. Damos atenção a cada reclamação concreta que chega e não são poucas. É preciso reforçar que em caso de preço abusivo, é fundamental que a denuncia chegue com foto”, mencionou.

Durante a vistoria nas lojas de materiais de construção, técnicos do Procon verificaram diversos produtos, entre eles, os mais vendidos do segmento, como cimento, rejunte, tinta e produtos para impermeabilização. Em todos os estabelecimentos comerciais foi averiguada a variação de preços e datas de validade.

Entre os campeões de queixas e denúncias no Procon de Praia Grande estão os preços abusivos de distribuidoras de gás de cozinha e lojas que comercializam álcool em gel e itens de higiene pessoal e limpeza, produtos em alta neste período de pandemia.

A coordenadora do órgão ainda destacou que o primeiro passo da fiscalização é orientar o comerciante. “No primeiro momento, o objetivo do Procon é orientar para que o comerciante se conscientize e o abuso do preço não aconteça na Cidade. Mas em caso de confirmação do fato, o comércio é autuado, o que é justo”.

Denúncias

O Procon de Praia Grande voltou a realizar atendimento presencial, mediante a horário marcado. O agendamento deve ser feito através do telefone 13-34736810, de segunda a sexta-feira, no período das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30. Além disso, o órgão continua realizando o atendimento virtual, ou seja, quem tiver dúvidas ou quiser formalizar uma reclamação ou denúncia, basta entrar em contato pelo email procon@praiagrande.sp.gov.br. Além disso, o consumidor pode baixar o aplicativo do Procon São Paulo para efetuar as reclamações ou acessar a plataforma consumidor.gov.br, que é um canal público alternativo para solução dos problemas de consumo.