Guarujá ganha reforço de 31 novos GCMs e, assim, chega a 339 agentes

GCMs realizaram estágios supervisionados e atuaram nas duas calamidades públicas, decorrentes da forte tempestade no início de março, e também da pandemia da Covid 19

31 MAI 2020 • POR • 14h34
Nesta sexta-feira (29), 31 novos guardas civis municipais tomaram posse. - Divulgação/PMG

A segurança em Guarujá passa a contar com duas importantes conquistas. Nesta sexta-feira (29), 31 novos guardas civis municipais tomaram posse, totalizando 339 agentes. A ação também foi marcada pela abertura de uma coordenadoria 24 horas, em Vicente de Carvalho.

A nova base vai funcionar no prédio da antiga Subprefeitura, localizado na Rua Cunhambebe, 500, que foi reformado para receber a corporação. O objetivo é ampliar a atuação em Vicente de Carvalho, principalmente nas áreas comerciais.

“É mais segurança para Vicente de Carvalho, que agora conta com uma base fixa. Um efetivo de 40 GCMs estará empenhado, exclusivamente, para segurança da região, principalmente nas áreas comercias e, com isso, liberando a Polícia Militar para fazer o patrulhamento nas áreas residenciais. Um trabalho em conjunto, que tende a melhorar significativamente a segurança da população”, declarou o secretário de Defesa e Convivência Social.

O diretor da Guarda Municipal parabenizou a turma que foi forjada na calamidade e afirmou também que a conquista da segunda coordenadoria da GCM era um sonho antigo e que agora se torna realidade pelo esforço e competência do efetivo municipal.

Novos guardas

Os 31 GCMs foram aprovados em concurso público de 2018. A formação teve duração de 90 dias e atendeu ao decreto 8372/08, que instituiu o regulamento do Curso Intensivo de Formação, Treinamento e Capacitação Física de Guardas Civis Municipais. O conteúdo programático tem base na matriz curricular, elaborada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senas) – órgão vinculado ao atual Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Os aspirantes realizaram estágios supervisionados e atuaram nas duas calamidades públicas, decorrente das fortes chuvas de março e também da pandemia da Covid-19. Inicialmente, atuaram em apoio à montagem e segurança do abrigo provisório na Escola Municipal Dirce Valério Gracia.

Logo após, cumpriram estágio nas barreiras sanitárias, segurança no abrigo provisório de quarentena, montado no Ginásio Tejereba; além de orientação e fiscalização aos munícipes quanto às restrições de acesso às praias.

As atividades acadêmicas foram retomadas com as adaptações necessárias para o enfrentamento à pandemia, como: aulas EAD (Ensino À Distância), atividades práticas em ambientes abertos e segmentação da turma para evitar aglomerações.

Coordenadoria

O prédio conta com sala administrativa, salas de instrução, almoxarifado, cozinha e vestiários. Para o patrulhamento e rondas nos próprios públicos e serviços municipais, a equipe terá à disposição quatro viaturas, duas motos e seis bikes.

A coordenadoria terá como área de atuação, Jardim Conceiçãozinha, Jardim Boa Esperança, Pae Cará, Avenida Santos Dumont, Avenida Thiago Ferreira, Avenida Oswaldo Cruz e adjacências; Prainha, Jardim Cunhambebe, Jardim Progresso, Vila Áurea, Avenida Acaraú, Avenida Presidente Vargas e adjacências; Morrinhos, Vila Zilda, Vila Edna, Avenida Lydio Martins Correa, Avenida Brasil e adjacências.