Nova sede da DDM de Praia Grande tem inauguração virtual pioneira

Videoconferência de inauguração reuniu o governador João Doria, o ex-presidente Michel Temer, o delegado geral do Estado, Ruy Ferraz Fontes, entre outras autoridades

30 ABR 2020 • POR • 20h57
A nova sede fica na Avenida Ministro Marcos Freire e conta com consultórios médico e psicológico - Divulgação/Governo do Estado

A nova sede da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Praia Grande, agora no bairro Boqueirão, foi inaugurada na tarde desta quinta-feira (30) de maneira virtual, por videoconferência, o que representou um ato pioneiro no País. “É a primeira inauguração virtual de delegacia de polícia do Brasil. E no âmbito de DDM”, salientou o governador João Doria (PSDB).

A videoconferência teve participação do ex-presidente Michel Temer, do delegado geral da Polícia Civil paulista, Ruy Ferraz Fontes, que estava nas instalações, da delegada titular da DDM, Lyvia Bonella, entre outras autoridades.

“É o mundo chegando com mais velocidade no digital, no virtual. Infelizmente dada às circunstâncias por uma epidemia gravíssima na área pública de saúde não só de São Paulo mas de todo o Brasil”, afirmou Doria.

Lyvia fez um tour nas novas instalações para a apresentação das dependências da delegacia, que conta com consultório de psicologia, consultório médico, uma sala lilás, que garante total privacidade às vítimas de violência e acolhimento, e uma brinquedoteca, equipada para que crianças possam ser melhor acolhidas enquanto as mães são atendidas. A brinquedoteca também foi pensada para crianças vítimas de violência.

A nova sede fica na Avenida Ministro Marcos Freire, em uma área de cerca de 500 metros quadrados, e a obra foi realizada pela Prefeitura de Praia Grande, sob a gestão Alberto Mourão (PSDB).


“Acredito que vai atender da melhor forma possível as pessoas mais vulneráveis da sociedade”, disse a delegada titular.

O delegado geral Ferraz Fontes frisou que, com os impulsos do governo paulista e do governo municipal em Praia Grande, os trabalhos serão desenvolvidos com o objetivo de diminuir a violência contra a mulher para o menor patamar possível.

“Que compreenda uma melhor posição da mulher na vida da sociedade”, assinalou.

O atendimento na DDM é de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.

Temer

Em sua participação, a convite de Doria, o ex-presidente Michel Temer relembrou a inauguração da primeira Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) do País, instalada em São Paulo, quando ele era secretário da Segurança Pública da gestão do governador Franco Montoro.

Ele disse que a iniciativa ocorreu após receber um grupo de mulheres que reclamava da falta de um atendimento especializado.

Temer citou que a primeira DDM foi objeto até de publicações na imprensa estrangeira. Ele comemorou o avanço das DDMs no Estado, que conta com 134, o que representa 1/3 deste gênero de delegacia em todo o País.