Omar Silva Júnior assumirá Secretaria Desenvolvimento de Santos

Engenheiro Omar Silva Junior, ex-presidente da Usiminas, vai cuidar do Desenvolvimento Econômico de Santos a partir de 2013

16 DEZ 2012 • POR • 07h09

A partir de 2013, a Prefeitura contará com um empreendedor da iniciativa privada para gerenciar os grandes projetos que devem impulsionar a economia da cidade. O prefeito eleito de Santos, deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), confirmou o engenheiro Omar Silva Júnior para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação.

Ex-presidente da Cosipa (atual Usiminas), Omar vai utilizar o conhecimento profissional de executivo de uma grande empresa para “tocar” os projetos que têm a participação direta da Prefeitura. Outro desafio será efetivar iniciativas que dependem do apoio de empresas e órgãos governamentais estaduais e federais.

Com nova denominação, a pasta será responsável pela articulação das ações voltadas à atração de investimentos, especialmente nas áreas de tecnologia e inovação. A secretaria terá um papel estratégico no próximo governo, que vai apostar nas parcerias com a iniciativa privada e universidades.   

  A implantação do Parque Tecnológico de Santos, com a construção de sua sede, será uma das prioridades. A desburocratização da máquina pública também está entre as metas do futuro secretário. O ex-presidente da Usiminas aceitou o convite do prefeito eleito após conhecer detalhes do plano de governo.  

“O Omar tem a visão do empresário empreendedor e vai dialogar diretamente com os grandes investidores para que Santos possa aproveitar as oportunidades que já estão surgindo. É uma qualidade que será muito útil ao poder público para torná-lo mais ágil em suas ações”, explicou Paulo Alexandre.   

Ex-presidente da Cosipa de 1977 a 2005, o engenheiro eletricista Omar Silva Júnior, 67 anos, casado, ingressou na Usiminas em 1972. Em 2005, com a incorporação da Cosipa pela Usiminas, tornou-se diretor industrial das siderúrgicas de Ipatinga e Cubatão. Aposentou da empresa em 2011 como vice-presidente. Fundou e presidiu a Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais. Foi eleito Executivo do Ano pelo Ciesp/Fiesp (2001), Líder Empresarial do Fórum de Líderes (2002) e Personalidade de Tecnologia pelo Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo.