Avenida da orla é interditada e travessia Santos-Guarujá paralisada devido à maré alta

Este é o segundo dia consecutivo que a Baixada Santista sofre com maré alta

9 ABR 2020 • POR • 14h38
Agitação marítima ainda está elevada e há previsão de um novo pico - Nair Bueno / Diário do Litoral

As fortes ondas que são registradas no começo da tarde desta quinta-feira (9) levaram a Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) de Santos a interditar a avenida da orla. A interdição inicia na Avenida Washington Luiz, canal 3, e se estende até a Ponta da Praia. Devido à maré alta, a travessia entre Santos e Guarujá também precisou ser paralisada temporariamente.

Este é o segundo dia consecutivo que a Baixada Santista sofre com maré alta. A nebulosidade, entretanto, perdeu força nesta quinta e deixou o dia mais ensolarado após o afastamento das principais áreas de instabilidade da região. A temperatura deve permanecer estável, chegando aos 27ºC, e o acumulado de chuva das últimas 72 horas é de 46,2 mm, sem registro de ocorrências. Entretanto, o Plano Preventivo de Defesa Civil de Santos segue em nível de observação para deslizamentos.

De acordo com informações do órgão, por meio do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Universidade Santa Cecília (Unisanta), o nível da maré na Ponta da Praia chegou aos 2,11m às 4h10 e, no interior do estuário, aos 2,28m às 4h30. Já a altura das ondas atingiu 2m próximo à Ilha das Palmas.

Apesar disso, a agitação marítima ainda está elevada e há previsão de um novo pico de altura de maré por volta das 15h, chegando aos 2,12m na baía de Santos e 2,28m no estuário, com risco de alagamentos e danos às estruturas urbanas nas áreas mais vulneráveis. As chances de chuva estarão mais reduzidas nesta quinta-feira e até o final de semana.