Guarujá: UPA recebe tenda de descontaminação em Vicente de Carvalho

Equipamento, que faz parte do Plano Contingente de Coronavírus, começou a funcionar nesta terça-feira

8 ABR 2020 • POR • 09h25
Processo de desinfecção é feito em um paciente por vez e dura cerca de 20 segundos - Divulgação / Prefeitura Municipal de Guarujá

Uma nova tenda de descontaminação, que consiste numa ducha capaz de promover a desinfecção das roupas, foi instalada em frente à UPA de Vicente de Carvalho (Avenida São João, 111 – Pae Cará) nesta terça-feira (07). O equipamento já havia sido disponibilizado em frente ao à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Matheus Santamaria, também conhecida como PAM da Rodoviária (Avenida Santos Dumont, 856 – Santo Antônio). Iniciativa faz parte do Plano Contingente de Coronavírus, em Guarujá.

Antes de acessarem a área de triagem, os pacientes passam por uma ducha que desinfecta as roupas, a fim de evitar a contaminação pelo novo coronavírus. O processo de desinfecção é feito em um paciente por vez e dura cerca de 20 segundos. Os dispositivos, como se fossem purificadores, liberam os produtos (sulfato e hipoclorito de sódio) em gotículas para esterilizar a pessoa e diminuir as chances de transmissão da Covid-19.

Essa nova estratégia de desinfecção está entre as medidas implementadas por um complexo industrial na cidade de Chongqing, no sudoeste da China, para conter a disseminação do vírus entre os trabalhadores.

BALANÇO.
Entre os dias 20 de março e a última segunda-feira (06), os postos volantes, que fazem parte do conjunto de medidas para a prevenção do novo coronavírus realizaram 2.577 atendimentos.

O maior volume é o da estrutura em frente ao PAM da Rodoviária, que registrou 1.816 pessoas atendidas no período de 18 dias, além de 488 atendimentos na tenda de descontaminação. Já na estrutura em frente à UPA de Vicente de Carvalho foram realizados 761 atendimentos durante os 18 dias.