Segundo caso de coronavírus é confirmado em Guarujá; 5 mortes são investigadas

Trata-se um comerciante, de 38 anos, morador da Astúrias, que já estava sendo monitorado e em isolamento domiciliar pois tinha sintomas da doença

1 ABR 2020 • POR • 13h12
O Município ainda tem 217 pessoas com suspeita da doença - Agência Brasil

Nesta quarta-feira (01), a Secretaria de Saúde (Sesau) recebeu a confirmação do segundo caso de Coronavírus (Covid-19) na Cidade. É um comerciante, de 38 anos, morador da Astúrias, que já estava sendo monitorado e em isolamento domiciliar pois tinha sintomas da doença.

No último sábado (29), o paciente foi ao Hospital Don Domênico (HDD) para a coleta de amostras. Já na última terça-feira (31), ele retornou ao hospital, dessa vez com sintomas de febre e tosse. Internado desde então em um leito isolado de enfermaria, seu quadro de saúde é estável, mas inspira cuidados.

O primeiro caso confirmado da doença na Cidade foi no último domingo (29), que é de um homem, de 38 anos, morador do Guaiúba, que é profissional da saúde e atua na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital na Capital Paulista. O paciente segue em isolamento domiciliar, sendo monitorado pela Vigilância Epidemiológica Municipal, e com estado de saúde bom. Foi solicitado ao paciente que informasse à Vigilância qualquer alteração em seu quadro.

O Município ainda tem 217 pessoas com suspeita da doença, e registra 16 pacientes internados, sendo oito em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Há também a investigação de cinco óbitos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Cidade. Os quadros indicam em comum apenas a sintomatologia respiratória.

Os demais munícipes seguem em isolamento domiciliar, conforme recomendação da Sesau.

As análises do Instituto Adolfo Lutz (IAL) descartaram 23 casos que eram considerados suspeitos.

Óbitos sob investigação

Um homem, de 30 anos, com histórico de doença cardiovascular e hepática, e que também apresentava sintomas da Covid-19. Ele faleceu na última segunda-feira (30), no PS Vicente de Carvalho.

Na quarta-feira (25), um homem de 75 anos faleceu no PAM da Rodoviária. A causa da morte foi síndrome respiratória aguda, mas o paciente não tinha doenças associadas.

Também uma mulher, de 52 anos, que veio a óbito na última sexta-feira (27), na UPA de Vicente de Carvalho, e que apresentava sintomas suspeitos da Covid-19, com quadro asmático.

Um idoso, de 69 anos, morreu no último sábado (28) com suspeita da Covid-19 na UPA da Enseada. Apresentava câncer de pulmão, era asmático e tinha pneumonia crônica.

Por fim, outro homem, este de 38 anos, estava internado no Hospital Don Domênico desde a última quarta-feira (25). Após ser transferido para a Casa de Saúde de Santos, veio a óbito também no último sábado. O paciente sofria com problemas cardiovasculares.