Coronavírus: Médico santista alerta para perigo entre pessoas obesas

Para o especialista, é fundamental neste momento, que o paciente bariátrico ou metabólico mantenha o acompanhamento com seu médico e com toda a equipe multidisciplinar

27 MAR 2020 • POR • 17h20
Joaquim destaca a importância de manter os cuidados redobrados dentro de casa - Arquivo Pessoal

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia de coronavírus. Até o momento, o Brasil soma 3.030 casos confirmados com 77 mortes. Diante desse cenário preocupante, especialistas alertam para os cuidados com as pessoas que estão a cima do peso, e são consideradas obesas.

Segundo o Dr. Joaquim Guimarães Neto, cirurgião bariátrico, o Covid-19 é mais perigoso para as pessoas que são portadoras de doenças crônicas, entre elas, as ocasionadas pela obesidade como, por exemplo, hipertensão, cardiopatias e doenças respiratórias.

“A obesidade aumenta o riso de complicações com infecções. Por isso, é muito importante que os pacientes obesos tenham consciência de que são um grupo de maior risco para a doença” afirma o especialista.

O médico explica também que os pacientes submetidos recentemente a cirurgia bariátrica e perderam peso, tem uma saúde e imunidade muito melhor, desde que estejam fazendo uma adequada suplementação com uma hidratação correta.

Para o especialista, é fundamental neste momento, que o paciente bariátrico ou metabólico mantenha o acompanhamento com seu médico e com toda a equipe multidisciplinar. “ Nessa hora vamos poder orientar e checar os níveis de vitaminas e minerais no organismo e manter os exames laboratoriais em dia, entre outros fatores de ordem clínica.

Além disso, Joaquim destaca a importância de manter os cuidados redobrados dentro de casa, e reforça a importância do isolamento domiciliar neste momento tão delicado.