Guarujá reduz em 25% o número de mortes de ciclistas

Município registrou em 2018 o total de oito mortes; já em 2019 foram seis; resultado reflete os investimentos em ciclofaixas e ciclovias e também em educação no trânsito

6 FEV 2020 • POR • 08h55
No último ano, a Diretoria de Trânsito (Ditran) implantou ciclofaixas na Praia das Astúrias - Prefeitura Municipal de Guarujá

Dados divulgados, na última semana, pelo Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga- SP), revelam que Guarujá está entre as cidades da Baixada Santista que reduziu o número de mortes de ciclistas.

Guarujá registrou em 2018 o total de oito mortes. Já em 2019 foram seis, uma redução de 25%. O resultado reflete os investimentos em ciclofaixas e ciclovias e também em educação no trânsito. O Município possui cerca de 60 km de ciclovias.

No último ano, a Diretoria de Trânsito (Ditran) implantou ciclofaixas na Praia das Astúrias, realizou a interligação da ciclofaixa entre Astúrias e Pitangueiras, interligou a ciclofaixa da Praia do Tombo com as Astúrias e implantou a ciclovia na Avenida Marjory Prado.

As equipes também revitalizaram as ciclofaixas da Praia da Enseada e da Estrada de Pernambuco; efetuaram melhorias nos novos bicicletários e ciclovia da Avenida Thiago Ferreira (Vicente de Carvalho); revitalizaram a ciclofaixa na Avenida Puglisi (Centro) e instalaram bicicletários na Praia das Astúrias.

“Investir em ciclovias e ciclofaixas em Guarujá significa preservar vidas, e nós temos trabalhado para esse fim. A bicicleta é frágil frente ao tamanho e a velocidade dos demais veículos, no entanto, é o modal que não polui e gera qualidade de vida”, afirmou o diretor de Trânsito do Município.

Novos investimentos

E os investimentos não param. Está previsto para este ano novas obras como  a ciclovia da Praia de Pitangueiras, ligando o trecho à Praia da Enseada; ciclofaixa na Avenida Caiçaras (ligando a balsa às praias das Astúrias, Tombo e Guaiúba); ciclofaixa na Praia de Pitangueiras e do Tombo; ligação da Praia do Tombo com a Avenida dos Caiçaras; ciclofaixa na Avenida Helena Maria; ligação da Ponte UPA Rodoviária e Alameda das Tulipas e revitalização da ciclovia da Avenida Santos Dumont.