Piloto Lu Marini lança livro em braille no Dia da Deficiência Visual

Em Santos, sua cidade natal, o Lar das Moças Cegas foi o local escolhido por Lu Marini para o lançamento oficial da obra

13 DEZ 2019 • POR • 17h45
Lu Marini reúne suas aventuras no livro ‘Pelos Ares – 18.598 km de Brasil’ - Divulgação

Com o objetivo de oferecer aos assistidos do Lar das Moças Cegas cultura e conhecimento sobre meio ambiente e sustentabilidade, o piloto santista de paramotor Lu Marini foi o convidado da instituição nesta sexta-feira (13), Dia Nacional da Deficiência Visual.

Reunindo suas aventuras no livro ‘Pelos Ares – 18.598 km de Brasil’, o documentarista, que sobrevoou e registrou em foto e vídeo os mais importantes ecossistemas do País, dedica-se agora a levar suas experiências inclusiva e sem limitações a públicos de variadas faixas etárias, condições sociais, e, principalmente, diferentes origens e histórias de vida.

Em Santos, sua cidade natal, o Lar das Moças Cegas foi o local escolhido por Lu Marini para o lançamento oficial da obra, que conta com edição Braille, justamente ressaltando a importância da acessibilidade.

Para o piloto, o Sistema Braille é importante porque possibilita aos deficientes o acesso à cultura e informação. “Meu grande desejo sempre foi democratizar ao máximo todo o conteúdo obtido em mais de 18 mil quilômetros sobrevoados pelo Brasil, integrando em meu público pessoas com qualquer necessidade especial. Com essa visão, sempre trabalhamos acessibilidade e inclusão em todos os nossos projetos”, afirma o piloto.

Na instituição referência em atendimento a deficientes visuais, além da cerimônia solene de lançamento no Dia Nacional da Deficiência Visual, o autor também formalizará a doação de quatro unidades Braille para o acervo da casa, para oferecer leitura aos assistidos do LMC.

PALESTRA INCLUSIVA.
Dedicado a compartilhar suas preocupações sobre o meio ambiente, o piloto realiza palestras sobre cuidados, preservação da natureza e a importância da biodiversidade.

No LMC, Marini abordará os tópicos que já está acostumado, mas com uma sensibilidade a mais: por atender a um público de deficientes visuais, contará com descrição das imagens para oferecer a todos o mesmo acesso à informação.

Ao relatar suas viagens, Marini destaca também a importância de enfrentar obstáculos e superar desafios, com um discurso motivacional e revigorante, para quem encara dificuldades e preconceitos todos os dias.

O evento encerrará com uma sessão de autógrafos às unidades Braille do livro Pelos Ares doadas ao Lar das Moças Cegas.