Consciência Negra é tema de atividades gratuitas no Museu do Café

As ações acontecerão nos dias 17 e 20 de novembro e visam promover vivências culturais relacionadas ao assunto

12 NOV 2019 • POR • 20h02
Começando no domingo (17), a programação será inaugurada com roda de conversa - Divulgação/PMS

Com o intuito de destacar o tema e proporcionar experiências voltadas ao Dia da Consciência Negra, o Museu do Café – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – promoverá atrações gratuitas em 17 e 20 de novembro, que visam ressaltar aspectos como a música e o artesanato ligado às tradições e costumes africanos.

Começando no domingo (17), a programação será inaugurada com a roda de conversa “A história da música popular brasileira”, que abordará a contribuição dos escravos para o Brasil e Portugal nesse contexto, realçando a relação entre os estilos Lundu, Umbigada, Fado e Samba. A atividade está marcada para às 15h e os interessados devem realizar a inscrição por meio do e-mail educativo@museudocafe.org.br (vagas limitadas).

Já na própria data da comemoração, dia 20, é a vez da oficina “Arte-Ylê: Carimbos Adinkra”. Também às 15h, os participantes conhecerão técnicas introdutórias à confecção de carimbos artesanais contendo grafismos estilizados, que remetem a ideográficos dos povos acã, grupo linguístico da África Ocidental. As figuras – mais de 90 – se baseiam em animais, plantas, corpos celestiais, o corpo humano, objetos feitos pelo ser humano ou formas abstratas. Para essa ação, o público deve reservar uma vaga entrando em contanto pelo inscricao@museudocafe.org.br (vagas limitadas)..

Serviços

Roda de conversa “A história da música popular brasileira”
17/11 | DOM | 15H
Inscrições prévias: educativo@museudocafe.org.br

Oficina “Arte-Ylê: Carimbos Adinkra”
20/11 | QUA | 15H
Inscrições prévias: inscricao@museudocafe.org.br