Cubatão sediará encontro de bandas e fanfarras na sexta-feira

Abertura oficial ocorrerá a partir das 19h de sexta no Bloco Cultural de Cubatão, com a entrega do Prêmio Amigo das Bandas

7 OUT 2019 • POR • 15h34
Músicos e bandas se reunirão a partir de sexta-feira em Cubatão - Divulgação

Cubatão sediará na próxima sexta-feira (11) o ‘12º Encontro Técnico para Maestros, Músicos e Coreógrafos de Bandas e Fanfarras’. O evento se estenderá até domingo (13). Com o objetivo de estimular a participação de músicos e seus grupos, o encontro também servirá como uma maneira de aprimorar métodos e técnicas com professores conhecidos no meio nacionalmente.

A abertura oficial ocorrerá a partir das 19h de sexta no Bloco Cultural de Cubatão, com a entrega do Prêmio Amigo das Bandas. A organização do evento fará uma homenagem para aqueles que participaram de alguma forma do aprendizado dos jovens músicos durante os 14 anos de atuação da entidade, além de personalidades ligadas a área musical. A abertura também contara com a apresentação das bandas convidadas: Banda de Música do Comando do 8º Distrito Naval da Marinha do Brasil, Banda Marcial Municipal de Santa Isabel, Banda de Música Voluntários da Reserva Militar da Baixada Santista e a Banda Marcial da UME Padre José de Anchieta. As fanfarras e bandas presentes receberão um troféu como forma de agradecimento pela participação no evento.

A programação segue no sábado (12) com o início das oficinas, a partir das 9h, na UME Padre José de Anchieta. Cerca de 250 alunos, vindos de diversas cidades da Baixada Santista, grande São Paulo e dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Mato Grosso do Sul, estarão participando de aulas com músicos de renome. A novidade deste ano fica para as aulas de clarinete.

Os participantes serão divididos em salas de aula, onde receberão treinamento teórico e prático, abrangendo todas as áreas musicais (saxofone, trompete, trombone, trompa, eufônio, tuba, percussão, regência e coreografia), com a coordenação e supervisão de professores renomados que compõem a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, a Orquestra Municipal do Estado de São Paulo e maestros das principais bandas do país.