Terceirização dos remédios será motivo de ato em Santos

Os trabalhadores que participam da iniciativa são da Seção de Almoxarifado (SEALM) e da Seção de Especificação e Controle de Medicamentos (SECOMED

2 OUT 2019 • POR • 08h00
Servidores já haviam se dirigido ao Paço Municipal, junto com o Sindserv, para mostrar os problemas do Almoxarifado - Diário do Litoral

Revoltados com a ameaça de terceirização de todo o Almoxarifado da Saúde da Prefeitura de Santos, servidores farão um ato na próxima sexta-feira (4), a partir das 11h30, em frente ao antigo Pronto Socorro da Zona Leste - Avenida Afonso Pena, 573, que ainda está em obras. Os trabalhadores que participam da iniciativa são da Seção de Almoxarifado (SEALM) e da Seção de Especificação e Controle de Medicamentos (SECOMED).

Segundo a direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santos (Sindserv), além da terceirização os funcionários sofrem no dia a dia. Nas seções mencionadas (Rua Otavio Correa, 23, no Estuário), faltaria equipamentos de proteção individual (EPIs) para os funcionários; carros com espaço apropriado para as entregas; a iluminação é precária; o ar-condicionado se encontra sem manutenção (quando gela muito, pinga e dois estão desligados); não existe cortina de vento para evitar a vazão do ar refrigerado pelo elevador de carga que, inclusive, corre risco de provocar acidente.

O Sindserv também informa que as prateleiras estão com perigo iminente de queda; falta manutenção predial e material de trabalho como canetas, barbantes e fita adesiva que, muitas vezes, foram compradas pelos próprios servidores. A entidade sindical obteve dos servidores que a precariedade resulta em graves consequências, como um controle deficitário dos materiais nas unidades; falta de orçamento para a compra de suprimentos, demora nos trâmites dos processos licitatórios e outros.

A Secretaria de Saúde confirma que está em estudo a mudança do método de gestão da Seção de Almoxarifado, setor responsável pela distribuição dos medicamentos e insumos para 74 unidades municipais. A proposta visa o aprimoramento e maior eficiência do serviço. Atualmente está em andamento o levantamento de custos e da economicidade com a contratação de empresa logística, o que incluiria um novo depósito, veículos e funcionários. A previsão é que o estudo seja concluído em novembro.

Sobre as questões estruturais, a equipe da Zeladoria fará vistoria no equipamento nesta semana para verificar as necessidades de reparos e providências. Gestores se reunirão com os servidores para ouvir seus apontamentos e sugestões. Garante que o Almoxarifado não tem falta de pessoal e conta com 23 profissionais operacionais e administrativos.