Cubatão recolhe quase 5 toneladas de detritos do Rio Casqueiro

O mutirão ao longo da Avenida Beira Mar ocorreu pela manhã. Cerca de cem pessoas participaram da ação ambiental

25 SET 2019 • POR • 08h30
Voluntários se unem em ação ambiental - Divulgação/PMC

No Dia Mundial da Limpeza, no último sábado (21), voluntários e funcionários da Prefeitura recolheram quase 5 toneladas de detritos das margens do Rio Casqueiro, em Cubatão.

O secretário de Meio Ambiente, Hallan Clemente, informou que foram coletadas 4 toneladas de restos de madeira, 600 quilos de plástico e 40 quilos de vidro, dentre outros detritos lançados irregularmente nas águas. O mutirão ao longo da Avenida Beira Mar ocorreu pela manhã.

Cerca de cem pessoas participaram da ação ambiental. "Apenas da Escola Técnica Federal de Cubatão contamos com o auxílio de 47 alunos e colaboradores", apontou o secretário.

A ação teve também o apoio da Sabesp, Comgás, Associação Beneficente de Catadores de Material Reciclável da Baixada Santista (ABC-Marbas), Projeto Limpa Rios, Associação de Moradores da Ilha Caraguatá e de integrantes da ONGs EcoPhalt e Nudaer.

Vale lembrar que os detritos geralmente são lançados no rio por moradores de municípios vizinhos. Em razão da força da maré, o lixo cruza o rio, causando transtornos aos residentes no Jardim Casqueiro.

O material que pode ser reciclado foi encaminhado para o Galpão de Reciclagem – Unidade Municipal de Triagem, localizado na Rua Tenente Coronel Geraldo Aparecido Correa, s/nº, Sítio Cafezal, onde atua a cooperativa ABC Marbas.

Mundo – O Instituto Limpa Brasil é o responsável por organizar e coordenar as ações em território nacional. Mas o movimento surgiu na Estônia, país localizado no norte da Europa, em 2008. Naquele ano, 50 mil pessoas se uniram para limpar o país em apenas cinco horas. Atualmente 157 países e territórios participam dessa ação ambiental.