Prédio torto chama atenção em São Vicente

De acordo com um morador, o imóvel tem mais de 60 anos e sempre foi assim

16 SET 2019 • POR • 09h55
A Secretaria de Obras Particulares (Seob), informou que a edificação não apresenta trincas, nem sinais de ruína - Nair Bueno/DL

Não é só Santos que tem prédios tortos para chamar de seus. Em São Vicente, um prédio de três andares localizado na Avenida Presidente Wilson, 1416, chama atenção por ser bastante inclinado para o lado direito.

De acordo com um morador, o imóvel tem mais de 60 anos e sempre foi assim. Os condôminos e o síndico chegaram a solicitar um orçamento a uma empresa de engenharia para ver se era possível amenizar o problema, mas o valor ficou inviável.

"O apartamento é da minha família há mais de 30 anos. Eu moro aqui há seis, mas o pessoal fala que o prédio sempre pendeu para a direita porque teve problemas na fundação", explica.

A fundação é uma estrutura de ferro ou de concreto, colocada sob a terra para poder distribuir o peso do edifício no solo, evitando que o imóvel afunde. Quando ela não é profunda o suficiente, o imóvel pode inclinar.

O morador disse que dentro dos apartamentos não dá para notar a inclinação, apenas no teto é possível ver um rebaixamento. "Também não há rachaduras ou risco de desabar", afirma, contando que laudos passados comprovaram que o lugar é seguro.

Mesmo sendo um prédio particular, a Reportagem questionou a prefeitura para saber se há algum setor que fiscalize imóveis nesta situação.

A Secretaria de Obras Particulares (Seob), informou que a edificação não apresenta trincas, nem sinais de ruína, mas, como qualquer edificação na Cidade, a Defesa Civil pode ser acionada caso ocorra algum evento.

Explicou também que enviará uma equipe para nova avaliação estrutural e, se necessário, solicitará um laudo técnico.