Mutirão contra o Aedes chega ao Rádio Clube nesta quarta-feira

Cerca de 5.200 imóveis estão na mira das equipes, que têm a função de identificar e eliminar potenciais criadouros e também focos com larvas do mosquito

6 AGO 2019 • POR • 22h15
O 17º mutirão contra o mosquito Aedes aegypti deste ano será realizado nesta quarta-feira - Divulgação/PMS

O 17º mutirão contra o mosquito Aedes aegypti deste ano será realizado nesta quarta-feira, a partir das 8h, no Rádio Clube, Zona Noroeste de Santos. Participarão aproximadamente 100 agentes de combate a endemias e comunitários de saúde.

Cerca de 5.200 imóveis estão na mira das equipes, que têm a função de identificar e eliminar potenciais criadouros e também focos com larvas do mosquito transmissor do vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.

O Rádio Clube foi escolhido devido ao registro de um caso recentemente confirmado de dengue em morador do bairro, além do resultado do monitoramento das armadilhas que capturam mosquitos fêmeas.

Durante o período da manhã, a equipe de Informação, Educação e Comunicação, da Secretaria de Saúde, desenvolverá o projeto Brincar e Aprender dentro da policlínica do bairro. A iniciativa leva informação de forma lúdica para o público infantil, com foco nas formas de prevenção à proliferação do Aedes aegypti.

Desde janeiro, foram eliminados 1.130 focos com larvas apenas em mutirões. Em 2019, foram confirmados 121 casos de dengue, três de chikungunya e um de zika entre residentes de Santos. A febre amarela urbana não é registrada no Brasil desde a década de 1940.