ETEC suspende curso de Manutenção de Aeronaves em Guarujá

A informação é de um dos 90 estudantes matriculados na entidade, que possui um passado de excelência na formação de profissionais

1 AGO 2019 • POR • 07h00
O retorno das atividades está vinculado à nova homologação pela ANAC - Nair Bueno/DL

Uma perda técnica irreparável para uma região que precisará de mão de obra qualificada. Enquanto Guarujá, Praia Grande e Itanhaém não medem esforços para sediarem aeroportos regionais, a Escola Técnica Alberto Santos Dumont suspendeu e poderá não mais ministrar o curso de Mecânica e Manutenção de Aeronaves. A informação é de um dos 90 estudantes matriculados na entidade, que possui um passado de excelência na formação de profissionais.

Segundo informações confirmadas com a Direção da ETEC, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) realizou uma auditoria em setembro do ano passado e encontrou algumas desconformidades que, não sanadas, acabaram gerando a suspensão do curso em maio deste ano e, este mês, sua homologação no Ministério da Educação. "Vamos ficar sem o certificado e sem a possibilidade futura de emprego", afirmou o estudante.

O curso foi estabelecido em Guarujá em 1975, funcionando nas dependências da Escola Estadual Marechal-do-Ar Eduardo Gomes, localizada dentro da Base Aérea de Santos, vinculado à Secretaria de Estado da Educação. Em 2004 todas as escolas estaduais desativaram seus cursos técnicos, para dedicarem-se exclusivamente aos ensinos fundamental e médio regulares, seguindo orientações pedagógicas da administração estadual.

O professor José Gonçalves dos Santos, então coordenador do Curso de Manutenção Aeronáutica, não se conformou com o fechamento do curso, e entre 2004 e 2005 reivindicou e articulou para que o curso voltasse a ser oferecido em Guarujá. Encontrou eco em algumas personalidades engajadas na educação e na política da cidade, como os professores Luiz Carlos Romazzini (ex-vereador falecido) e Maria Antonieta de Brito (ex-vereadora e prefeita), e o então Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Carlos Meirelles.

Em 2005 a Prefeitura de Guarujá e o Centro Paula Souza, celebraram um Convênio de Cooperação Técnico - Educacional para a instalação de uma escola técnica estadual, que funcionasse a partir de 2006. Nos termos desse convênio, a Prefeitura se responsabilizou pelo repasse de recursos para manutenção do edifício para a instalação da nova Etec e o Centro Paula Souza responsabilizou-se pela organização dos cursos técnicos, provendo professores e equipamentos para os cursos.

A nova escola iniciou suas aulas em 2006, ano do centenário do voo do 14 Bis, primeiro avião a decolar, voar e aterrissar por seus próprios meios, invenção de Alberto Santos Dumont. O Decreto 50.895, de 21 de junho de 2006, do Governador Cláudio Lembo, criou a Escola Técnica Estadual Alberto Santos Dumont, do Centro Paula Souza. Apenas dois anos depois a escola dobrou o número de cursos, oferecendo o Técnico em Secretariado e o de Ensino Médio regular. A partir de 2009 é oferecido o Técnico em Turismo Receptivo. Depois vieram mais outros.

Em 2018, e ETEC foi transferida para um prédio próprio, na Rua Dr. Carlos Nehring, no Bairro Jardim Helena Maria. Essa nova sede, abrigou a antiga Escola Estadual Prof. Renê Rodrigues de Moraes e o Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos Prof. Luiz Carlos Romazzini. No passado, também havia nesse local o Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério - CEFAM.

Centro

A Assessoria de Comunicação do Centro Paula Souza (CPS) informa que o curso técnico de Mecânica e Manutenção de Aeronaves da Etec Alberto Santos Dumont, de Guarujá, encontra-se em processo de re-homologação junto à ANAC, de acordo regulamento da Instrução Suplementar (IS) 141. O processo está na terceira fase, na qual a instituição tem prazo de 90 dias para apresentar pequenos ajustes no plano de curso enviado à ANAC. O retorno das atividades está vinculado à nova homologação pela Agência.