Guarda Municipal fará uso de microcâmeras para registro de ações em Santos

As unidades foram cedidas nesta quinta-feira (18), após agentes receberem instruções sobre programação e manuseio

18 JUL 2019 • POR • 18h24
A Guarda Municipal vai testar, até o fim deste mês, oito microcâmeras - Divulgação/PMS

A Guarda Municipal vai testar, até o fim deste mês, oito microcâmeras cedidas por uma empresa especializada em segurança pública. As unidades foram cedidas nesta quinta-feira (18), após agentes receberem instruções sobre programação e manuseio.

Para o comandante da corporação, Ronaldo Pereira, "esse é um excelente equipamento, que permite assegurar a legalidade das ações". Os aparelhos serão acoplados aos uniformes e nas viaturas que patrulham diferentes regiões da Cidade, registrando abordagens, ocorrências e outras interações com a população.

Capazes de registrar áudio, vídeo (em full HD) e foto (de até 40 megapixels), as microcâmeras possuem GPS e registram todo o trajeto percorrido a partir do acionamento.

Os equipamentos suportam até 30 horas de gravação contínua, com dados criptografados, que podem ser acessados somente por profissionais habilitados e descarregados numa estação própria – não utilizam cartão de memória.

Este mesmo modelo de microcâmeras já é utilizado pela Polícia Militar. Santos, segundo representante da empresa, é o primeiro município do Estado a receber unidades para teste.