Mais 38 Guardas Civis podem utilizar arma de fogo em Guarujá

Prefeitura contabiliza agora um total de 73 profissionais aptos para o porte de arma

11 JUL 2019 • POR • 18h50
O treinamento aconteceu de 24 de junho até 12 de julho, com uma carga horária de 120 horas - Divulgação/PMG

Guarujá tem mais uma turma de guardas civis municipais habilitada para o uso de arma de fogo. Desta vez, mais 38 profissionais participaram do curso de armamento e tiro realizado na Capital. Com a primeira turma do início deste ano, a Cidade passa a ter agora 73 profissionais aptos ao uso de arma de fogo.

O treinamento aconteceu de 24 de junho até 12 de julho, com uma carga horária de 120 horas. A iniciativa foi viabilizada pela Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon).

A ação é possível devido a um termo de cooperação técnica entre os municípios de São Paulo e Guarujá, cujo treinamento foi ministrado pela Guarda Metropolitana da Capital.

Segundo o diretor da Guarda Civil Municipal de Guarujá, Luis Carlos Mariano, "é de suma importância a continuidade da capacitação para a habilitação do porte de arma de nossos profissionais, que já atuam, porém, agora de forma mais eficaz e garantir não só sua segurança mas da população como um todo".

Vale lembrar que em março deste ano, a Prefeitura realizou a cerimônia de entrega do armamento à Guarda Civil Municipal, sendo o ato regulamentado por meio do Decreto 12.381/2017, permitindo assim o uso de arma de fogo de calibre permitido pela GCM de Guarujá. Foram licitadas 200 armas e na primeira etapa foram entregues 35 pistolas pt59s da marca Taurus.

Para ter autorização ao porte, o guarda deve comprovar a realização de um treinamento técnico de no mínimo, 60 horas para porte de armas de repetição e 100 horas para porte de armas semiautomáticas. No total, 35 GCMs passaram pelo curso de capacitação em março pela Guarda Civil Metropolitana de São Paulo. O acordo prevê ainda a formação de 150 guardas de Guarujá.