DDM de Santos terá equipe ampliada após reclassificação

Desde que a delegacia passou a funcionar 24 horas no mês de março, a vereadora Audrey Kleys tem recorrido às autoridades solicitando a reclassificação

3 JUL 2019 • POR • 08h30
Mudança vai proporcionar melhor atendimento às vítimas durante o período de funcionamento - Divulgação

A Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Santos passou a ser classificada, a partir de ontem, como de '1ª classe' pelo Governo do Estado. A medida vai proporcionar a ampliação da equipe e um melhor atendimento às vítimas durante o período de funcionamento.

Desde que a DDM de Santos passou a funcionar 24 horas no mês de março, a vereadora Audrey Kleys tem recorrido às autoridades solicitando a reclassificação. Ela e o deputado Estadual Kenny Mendes (ambos do Progressistas) estiveram reunidos no dia 27 de maio com o delegado Manoel Gatto Neto, chefe do Deinter 6. Na ocasião, Gatto informou que todos os trâmites necessários já haviam sido realizados para a mudança de status.

A vereadora também fez o pedido direto ao secretário de segurança do estado há duas semanas. Até então, sem a mudança, a delegacia trabalhava fora da norma técnica de padronização e com número de servidores abaixo do necessário, com o deslocamento de investigadores para cobrir o atendimento no plantão noturno que acabam não realizando a função investigativa.

"Foi um passo importante, mas a falta de policiais nas delegacias de defesa da mulher da Baixada Santista é um problema que dificulta o trabalho nesses distritos. Por isso, a luta continua por todas as DDMs da região!", destaca.

Kenny também havia apresentado, no início daquele mês na Alesp um requerimento solicitando a reclassificação do órgão - a exemplo do que já havia ocorrido em outras delegacias que começaram a atender 24 horas, como Sorocaba e Campinas.

"As portas passaram a ficar abertas em tempo integral, mas o número de funcionários permanecia o mesmo. Eles tinham que se desdobrar para conseguir realizar o trabalho", diz o deputado. "A mudança permitirá um reforço de pessoal".