Comerciantes da Região estão otimistas para o Dia dos Namorados

Dados são da pesquisa de expectativa realizada pelo Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista

28 MAI 2019 • POR • 08h00
Segundo pesquisa elaborada pelo SincomércioBS, lojistas acreditam em aumento, mas ticket médio deve ser de R$100 - Nair Bueno/DL

O consenso entre os lojistas das nove cidades da região é que o faturamento no Dia dos Namorados crescerá na comparação ao período equivalente de 2018. Mesmo sendo a opinião da maioria (63%), ainda existem aqueles preocupados com os resultados: 30% prevê nível de vendas igual, enquanto 7% acredita em resultado negativo. Esses são os dados da pesquisa de expectativa realizada pelo Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista (SincomércioBS).

A reação esperançosa entre quem antecipa lucro continua a ser registrada, já que 34% dos entrevistados escolheram a opção "acima de 15%" na pergunta sobre qual seria o valor do aumento. Posteriormente, classifica-se a faixa "5% a 10%, arrecadando 30% dos votos. "Até 5%" e "10% a 15%" receberam, respectivamente, a atenção de 20% e 16%.

O motivo para a diminuição da receita permanece, na visão de muitos (66%), relacionada à crise econômica acontecendo no País. No entanto, houve o registro de outra reclamação: a falta de interesse do público pela comemoração (34%). A alternativa "aumento da concorrência" não foi eleita por ninguém.

Em relação ao tipo de preparação escolhida para potencializar o consumo, a principal ação planejada pelos empreendedores é a decoração especial da vitrine (62%), mas outras ideias, como a oferta de novos produtos (49%) e a divulgação nas mídias digitais (42%), também fazem parte da lista a ser explorada. Promoções e liquidações figuram na colocação com 21% e, em contrapartida, propaganda em rádio, jornal e TV e treinamento de funcionários alcançaram 2% cada. Nessa seção do questionamento, era possível escolher mais de uma resposta.

"Começamos a testemunhar a volta tímida da esperança desses empresários e varejistas", fala o presidente do Sindicato, Omar Abdul Assaf. "Sabemos que o cenário político e econômico do Brasil continua instável, mas, a essa altura, tentamos encontrar vitórias dentro da situação e adaptar as estratégias de venda", complementa.

Pesquisa

A pesquisa foi executada entre os dias 27 de abril e 24 de maio de 2019, com 201 entrevistados (consumidores da região e empresas do segmento, nas nove cidades da Baixada Santista). O levantamento tem caráter quantitativo, utilizando o método de amostra aleatória simples e estratificada.