Shopping de Santos terá Dia Livre de Impostos; confira tabela de descontos

Iniciativa inédita na Baixada Santista pretende chamar a atenção dos consumidores no dia 30 de maio

21 MAI 2019 • POR • 17h31
O Shopping Parque Balneário foi o primeiro a apoiar a ação, marcada para o próximo dia 30 de maio - Divulgação

Neste mês, os consumidores da Baixada Santista terão uma excelente oportunidade para fazer boas compras e conhecer a porcentagem de impostos inserida no preço dos produtos e serviços utilizados diariamente. Trata-se do Dia Livre de Impostos, iniciativa realizada em várias cidades do Brasil para conscientizar a população sobre como a alta carga tributária afeta o crescimento econômico. O Shopping Parque Balneário foi o primeiro a apoiar a ação, marcada para o próximo dia 30 de maio.

O Dia Livre de Impostos foi idealizado por membros da CDL Jovem. O motivo foi a atitude do proprietário de um posto de gasolina em Brasília, que promoveu em seu estabelecimento a mesma ação para alertar os consumidores sobre os altos impostos inclusos nos serviços e arcou com os tributos daquele dia. Desde então, a iniciativa vem ganhando força e conquistando espaço no comércio varejista.

Esta é a segunda vez que a ação acontece no estado de São Paulo, e a primeira com adesão dos comerciantes da nossa região. No dia 30, lojistas do Shopping Parque Balneário darão desconto em itens selecionados, de acordo com a porcentagem de impostos pagos em cada um deles. Para o gerente geral Manoel Quiaper, apoiar iniciativas como essa só reforça o compromisso do Mall com seus consumidores e lojistas. "Buscamos proporcionar boas condições para compra e venda de produtos, com ações promocionais internas e capacitação para nossos lojistas. Dessa forma, e também apoiando ações como essa, reforçamos nosso compromisso com a sociedade", afirma.

Durante a ação, que acontecerá no horário padrão de funcionamento do Mall, os consumidores também pagarão 16% a menos pelo estacionamento, e vão encontrar nos corredores o simpático mascote Impostosauro.

Em um ranking dos 30 países que mais arrecadam impostos no mundo, o Brasil aparece em 14º lugar, mas está na última posição entre os países que melhor retornam o dinheiro para a população. "Altos impostos sem retorno têm alto impacto na economia, criando o chamado 'efeito bola de neve'. Com alta taxação, os produtos ficam mais caros, então a população compra menos. Isso acarreta na diminuição dos números do varejo, que passa a contratar menos funcionários. Sem emprego, as pessoas diminuem seus gastos e assim por diante, num ciclo", explica o coordenador estadual da CDL Jovem, Jean Carlos.

Lembramos que a ideia do Dia Livre de Impostos não é incentivar a sonegação, uma vez que os empresários arcam com os custos da taxação para que estes não sejam repassados aos consumidores. Em 2018, a data contou com a participação de 16 estados, colaboração de mais de 5 mil shoppings e varejistas.

Serviço

Dia Livre de Impostos
Data: 30 de maio
Horário de Funcionamento: das 10h às 22h
Local: Shopping Parque Balneário – Avenida Ana Costa, 549, Gonzaga – Santos

Tabela de tributos

Confira a tabela completa: