Lula recebe 24º Prêmio Internacional Catalunha

A escolha de Lula foi motivada pelos resultados conquistados em seu governo no combate à pobreza e à desigualdade.

13 DEZ 2012 • POR • 20h10

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu hoje (13), em Barcelona, na Espanha, o 24º Prêmio Internacional Catalunha, que, segundo o Instituto Lula, é entregue a personalidades que tenham contribuído com o desenvolvimento de valores culturais, científicos ou humanos.

A escolha de Lula foi motivada pelos resultados conquistados em seu governo (2003-2010) no combate à pobreza e à desigualdade. Por unanimidade, Lula venceu 177 candidatos de 57 países.

No discurso de agradecimento, o ex-presidente destacou a retomada do crescimento e da geração de empregos no Brasil nos últimos anos, além da inclusão social. “O Brasil é reconhecido principalmente porque é hoje uma nação mais justa. Porque tirou da extrema pobreza 28 milhões de brasileiros e promoveu a ascensão de quase 40 milhões de pobres à classe média."

Personalidades como o ex-presidente dos Estados Unidos  Jimmy Carter (1977-1981) e os intelectuais franceses Edgar Morin e Claude Lévi-Strauss já foram agraciados com o Prêmio Internacional Catalunha. Em 2006, outro brasileiro foi vencedor: o ex-bispo de Conceição do Araguaia, dom Pedro Casaldáliga.

Leia Também

Alckmin diz que é governador '24 horas'

'Não tem mais o que fazer', diz Dilma sobre divisão de royalties

Brasil condena Coreia do Norte por lançamento de míssil de longo alcance

STF adia decisão sobre perda de mandatos de deputados condenados no mensalão