City prevê mais R$ 127 milhões em investimentos em Guarujá

Diretor garantiu a cifra em audiência na Câmara para comissão parlamentar que acompanha as mudanças no transporte público.

8 ABR 2019 • POR • 06h16
O diretor Marcelo Pepe garantiu a entrega de 125 ônibus equipados com ar-condicionado e wi-fi até julho próximo. - Nair Bueno/DL

O diretor da City Transporte Urbano Intermodal, Marcelo Pepe, garantiu aos vereadores de Guarujá que, a partir dos próximos meses, investirá R$ 127 milhões em obras de corredores, pontos de ônibus e terminais da Cidade. Ele ficou quase três horas, na última quinta-feira (4), prestando uma série de esclarecimentos à comissão parlamentar que acompanha as mudanças no transporte público.

Sobre a criação de novos terminais e corredores de ônibus, o diretor lembrou que empresa reformou pontos e terminais outros equipamentos. Segundo ele, a empresa recebeu inúmeras reclamações no primeiro mês, especialmente no que se refere a atrasos (de até mais de uma hora) em algumas linhas e excesso de passageiros nos coletivos. Mas já houve uma redução significativa, conforme as pessoas foram adquirindo os cartões da City.

Atualmente, 75% dos usuários já contam com os cartões. Isso, segundo Pepe, reduziu a demora nos embarques e facilitou os deslocamentos a partir das integrações. Somado a isso, houve adaptações em linhas e itinerários para melhor atender os usuários.

Pepe disse que a City está seguindo todas as ordens de serviço que a Prefeitura repassa para atender Perequê e Santa Cruz dos Navegantes, mas que ainda há possibilidade de estudo de novas rotas.

Sobre o cumprimento de prazo, fixado para julho, para entrega de frota 100% equipada com ar condicionado e wi-fi, Marcelo Pepe garantiu a entrega de 125 ônibus nessas condições - que é a quantidade estabelecida em contrato, embora, atualmente, a frota circulante atinja 140 ônibus.

Esse número excedente, segundo ele, resulta da necessidade de atender o público (demanda diária já alcança 90 mil pessoas) até que os investimentos previstos em corredores e novos terminais sejam de fato concretizados.

Sobre as gratuidades para pessoas com necessidades especiais, idosos e estudantes, Marcelo Pepe enfatizou que, embora o sistema de recarga esteja em funcionamento, eles podem utilizar documento com foto para garantirem suas viagens.

Em relação ao ressarcimento de pessoas que tinham créditos nos cartões da Translitoral, foi explicado que cabe à própria empresa resolver a situação. Em nota, antiga concessionária informou que já iniciou o reembolso de parte dos usuários e que concluirá levantamento de todos os saldos existentes, definindo, então, um cronograma de pagamento.