Dia do Autismo é celebrado com ação de conscientização em São Vicente

As atividades ocorrem das 7 às 17 horas. A iniciativa tem o objetivo de aumentar a conscientização sobre o tema

2 ABR 2019 • POR • 04h30
Atividades e oficinas serão realizadas no CAPS II Infanto Juvenil - Reprodução

Em comemoração ao Dia Mundial do Autismo, nesta terça-feira (2), o CAPS II Infanto Juvenil (Rua Visconde do Tamandaré, 410 – Centro) contará com oficinas e grupos temáticos. As atividades ocorrem das 7 às 17 horas. A iniciativa tem o objetivo de aumentar a conscientização sobre o tema.

A coordenadora do Departamento da Saúde Mental da Prefeitura de São Vicente, Maria José Alcalá, explica que é importante entender o assunto, para auxiliar quem tem autismo. “Uma pessoa com transtorno do espectro autista pode se conectar com outras pessoas e ter uma qualidade de vida, explorando suas habilidades. Para isso, é necessário saber mais sobre o tema”, diz.

Além disso, ela comenta que viver ao lado de pessoas com tais condições exige esforço constante e muito amor. “Fazer parte da vida de uma criança, adolescente ou adulto com autismo é um desafio diário na busca pelos direitos, igualdade, inclusão em terapias e intervenções diversas. O importante é apoiar e oferecer muito amor e carinho”.

História

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007. A data é comemorada anualmente no dia 2 de abril, com o propósito de promover ações para conscientizar sobre o tema. A cor símbolo foi definida como azul, porque a síndrome é mais comum em meninos.

É importante ressaltar que autismo não é uma doença. São condições médicas que levam a problemas no desenvolvimento da linguagem, na interação social, nos processos de comunicação e do comportamento social da criança.