Estivadores de Santos suspendem greve por uma semana

Os trabalhadores vão esperar asté o dia 26 de março para decidir se continuam o movimento

20 MAR 2019 • POR • 08h30
Os estivadores de Santos voltam a fazer uma assembleia na próxima semana - Fabiano Pereira/Divulgação

Depois de 19 dias, o Sindicato dos Estivadores de Santos resolveu suspender temporariamente a greve nas empresas da Câmara de Contêineres. A decisão foi aprovada em assembleia realizada ontem no Sindestiva.

Os trabalhadores estavam parados desde o dia 1º de março quando em função de uma decisão da Justiça, as empresas da Câmara de Contêineres foram autorizadas a só contratar 100% de trabalhadores vinculados, ou seja com registro em carteira, deixando de lado, então, os estivadores avulsos.

"Estamos demonstrando novamente que a categoria está favorável a sentar e negociar, foi deliberado na assembleia de hoje (ontem) que faremos uma suspensão temporária da paralisação por uma semana e, enviaremos novamente a última proposta aprovada pela categoria, para que nesse prazo o Sopesp se manifeste", disse Rodnei Oliveira, O Nei da Estiva, presidente do Sindestiva.

Dia 26

Ele lembrou que a nova assembleia será no dia 26 de março. "Caso continue a intransigência da Câmara de Contêineres será colocado em votação à volta da greve por tempo indeterminado, com a possibilidade dessa vez a paralisação ser em todo o Porto de Santos, pois só assim talvez conseguiremos que as autoridades tragam essas empresas que se julgam estar acima das leis, que regem nosso País, para que haja uma tentativa de acordo entre as partes", afirmou Nei.

Sopesp

Sobre o fim da greve o Sopesp informou: "As empresas que compõem a Câmara de Contêineres do Sopesp informam só irão se posicionar depois que receberem a posição oficial do Sindicato dos Estivadores."