Mercado de marmitas atrai MEI

Dados mostram que existem cerca 172 mil MEIs registrados em atividades que envolvem o preparo de refeições

25 FEV 2019 • POR • 11h00
Os kits são vendidos com 10, 20 ou 30 refeições, com pesos que variam de 250 a 300 gramas - divulgação/dieta fácil

Dados da Receita Federal e do Portal do Empreendedor mostraram que a atividade de “fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar” passou do nono lugar em 2014 para o sexto lugar em 2017, alcançando um crescimento de 22,5% neste período. Isso representa cerca de 172 mil MEIs registrados nesta atividade, que compreende a preparação de refeições ou pratos cozidos, inclusive congelados, entregues ou servidos em domicílio, como entrega de marmitas.

A moradora de São Vicente, Gabriela Benassi, faz parte desta estimativa desde 2016, quando decidiu investir no setor. Começou vendendo bolos integrais, mas o aumento da demanda fez surgir a marca ‘Dieta Fácil’. 

Hoje, além dos doces com baixas calorias, Gabriela produz marmitas saudáveis, sopas, lanches Low Carb (menos carboidrato) e até cardápios personalizados de acordo com a dieta prescrita pelo nutricionista de cada cliente. 

A rotina da empreendedora começa cedo. Pela manhã Gabriela vai ao mercado para buscar os ingredientes do cardápio da semana – que ela muda a cada 15 dias para evitar que os clientes cansem do menu. Às 11h começa a cozinhar, atividade que só termina às 18h. A noite ela sai para as entregas. 

“A maioria dos meus clientes mora em Santos, mas recebo pedidos também de São Vicente, Cubatão e Praia Grande”, explica. 

E por mais que existam vantagens em ser dona do próprio negócio, Gabriela diz que não é fácil empreender por conta dos custos. 

“Como eu não compro em grandes quantidades não consigo, por exemplo, comprar direto de um fornecedor, como as grandes empresas fazem para conseguirem economizar. Então a margem de lucro é menor”. Mesmo assim, o mercado segue aquecido e “a concorrência é grande”, diz. 

KITS

Os clientes da Dieta Fácil têm como opção kits com 10, 20 ou 30 refeições, com pesos que variam de 250 a 300g. Segundo Gabriela, as marmitas fazem muito sucesso com os idosos também. 

“Eu não gosto de chamar de comida fitness e sim de comida saudável porque é isso que coloco em cada marmita que faço. É uma porção de tudo que a gente precisa pra comer de forma correta e prática. Então meu público é variado porque tem gente que quer manter a forma e outros que gostam da comida caseira, mas nem sempre têm tempo ou gostam de cozinhar”. 

ECONOMIA

Além da praticidade, os valores são atraentes pois cada marmita acaba saindo por cerca de R$13. Já em restaurantes o ticket médio gira em torno de R$25.