Oficina de mamulengos abre programação do Engenho dos Erasmos

Fantoches serão utilizados para a representação de dramas improvisados dos espetáculos da Commedia Dell'Arte

19 FEV 2019 • POR • 16h50
Público também terá a oportunidade de conhecer a história do entrudo - Divulgação/PMS

Com uma oficina de teatro de bonecos mamulengos, para adultos e crianças, o Engenho dos Erasmos (Rua Alan Ciber Pinto, 96, São Jorge) abre neste sábado (23), às 14h30, o Programa Portas Abertas deste ano. A entrada é gratuita, mas é preciso se inscrever pelo site www.engenho.prceu.usp.br.

Conhecidos como Briguela ou João Minhoca, os mamulengos são fantoches/marionetes utilizados para a representação de dramas improvisados dos espetáculos da Commedia Dell'Arte, teatro popular italiano, retratando questões universais e cotidianas.

Histórias

Durante a oficina, a artista e arte-educadora Cláudia Mello ensinará a criar bonecos com colheres de pau, dando-lhes identidade e características étnico-culturais. Ao final da atividade, haverá contação de histórias inspiradas nos cordéis, para que os participantes da oficina atuem em uma peça de teatro com os bonecos confeccionados.

No mesmo espaço, o público também terá a oportunidade de conhecer a história do entrudo, folguedo português praticado no Brasil Colonial durante os três dias que antecediam a Quarta-Feira de Cinzas, considerado o precursor do carnaval.