UPA da Zona Noroeste é inaugurada em Santos

A unidade, capaz de atender até 550 pacientes por dia, é 100% climatizada, informatizada com prontuário eletrônico e monitorada por câmeras e profissionais

18 FEV 2019 • POR • 16h30
Policlínica estará aberta para os primeiros pacientes a partir das 19h - Divulgação/PMS

A UPA da Zona Noroeste (Avenida Jovino de Melo, 927, Areia Branca) foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (18) e, a partir das 19h, estará aberta para os primeiros pacientes que precisarem de atendimento de urgência e emergência.

A unidade, capaz de atender até 550 pacientes por dia, é 100% climatizada, informatizada com prontuário eletrônico e monitorada por câmeras e profissionais de controle de acesso e segurança.

"Este é mais um passo que damos para qualificar os serviços de saúde, para cuidar das pessoas que virão aqui em busca do atendimento humanizado", destacou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa. O chefe do Executivo enumerou investimentos no setor de saúde nos últimos anos, com a entrega da UPA Central (Vila Mathias), do Complexo Hospitalar dos Estivadores (Encruzilhada) e de nove policlínicas (três delas na Zona Noroeste); também anunciou que até o final do ano serão concluídas as obras das policlínicas da Areia Branca e do Jabaquara e da UPA da Zona Leste, que entrará em operação em 2020.

O secretário de Saúde, Fábio Ferraz, explicou que o Pronto-Socorro da Zona Noroeste será desativado de forma gradativa, mas que todos os leitos serão mantidos para a retaguarda da rede de urgência/emergência. "Também continuarão funcionando o Hospital Arthur Domingues Pinto e a Maternidade Silvério Fontes". A Prefeitura pretende ampliar dos atuais 69 leitos do complexo para até 106, mas aguarda a liberação de recursos de compensação ambiental para a reforma e equipagem do imóvel.

A UPA da Zona Noroeste conta com classificação de risco e equipamentos de eletrocardiograma, ultrassonografia e raio-X digital - novidades em relação ao atendimento oferecido no PS.

A unidade soma 20 leitos: dois de observação pediátrica, 12 adultos, um individual de curta duração e cinco de emergência (semi-intensiva). Há também seis consultórios (dois pediátricos, três clínicos gerais e um de ortopedia), brinquedoteca, sala de raio-X e sala de coleta de exames.

Presenças

Também participaram da inauguração o coordenador do Núcleo do Ministério da Saúde em São Paulo, José Carlos Paludepo; o diretor de Planejamento da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), Agrimeron Cavalcante, da organização social que fará a gestão do equipamento; o presidente da Câmara Municipal, Rui de Rosis, vereadores e representantes da comunidade.

Por indicação do vereador Manoel Constantino, foi prestada homenagem ao oncologista Alberto Pessoa, natural de Recife (PE) que atuou na Cidade por mais de 50 anos e morreu no ano passado, com a presença de seus familiares.