'MSC Seaview' chega ao Porto de Santos com 13 tripulantes com suspeita de rubéola

O cruzeiro atracou hoje pela manhã (16). Alguns tripulantes relataram sintomas que sugerem a infecção.

16 FEV 2019 • POR • 17h27

O navio MSC Seaview atracou na manhã deste sábado no Porto de Santos trazendo com ele 13 tripulantes com suspeita de rubéola. A informação foi confirmada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e também pela Secretaria de Saúde de Santos. Amostras biológicas dessas pessoas foram coletadas para exames.

Os primenos sintomas relatados pelos funcionários foram febre baixa, manchas pelo corpo, dor de cabeça e linfonodos aumentados (ínguas) no pescoço e atrás das orelhas, o que é altamente sugestivo para a doença.

A rubéola não tem tratamente específico, a não ser acompanhamento médico e repouso.

A MSC informou, por nota, que os 13 tripulantes seguem isolados no navio recebendo atenção médica. Ainda segundo a empresa, todos passam bem.

Todos os passageiros que estavam no cruzeiro foram orientados sobre os sintomas da doença para que, caso sintam algo, procurarem imediatamente um posto de saúde. 

Um cadastro com os outros 50 tripulantes que também desembarcaram em Santos e para quais locais eles iriam foi realizado, mas nenhum deles apresentou qualquer sintoma. 

A capacidade total do navio MSC Seaview é de 5.400 passageiros. Portanto, serão imunizados contra sarampo nesta quarta-feira (20) tanto os turistas que descerão no terminal Concais quanto os que embarcarão para o próximo cruzeiro.