Prefeitura de Santos confirma local do Mercado de Peixe

Os permissionários da Rua Áureo Gonzalez de Conde (Rua do Peixe) também deverão ser transferidos para o local

23 JAN 2019 • POR • 08h40
Mercado de Peixe será na no terreno localizado na Avenida Mário Covas, 3.058, bem na esquina com a Rua Amélia Leuchtenberg - Nair Bueno/DL

A Prefeitura de Santos confirmou ontem o que foi adiantado pelo Diário do Litoral. Vai implantar o Mercado de Peixe no terreno localizado na Avenida Mário Covas, 3.058, bem na esquina com a Rua Amélia Leuchtenberg, próximo à Vila Sapo, na Ponta da Praia.

Os permissionários da Rua Áureo Gonzalez de Conde (Rua do Peixe) também deverão ser transferidos para o local. A Construtora Capellano, que mantém um canteiro de obras no terreno, terá que desocupar a área em 30 dias.

A questão da Rua do Peixe já se faz necessária porque existe uma ação movida pelo Ministério Público (MP) cuja sentença define uma série de medidas ambientais com base na própria vigilância sanitária que devem ser tomadas para garantir a continuidade dos serviços de forma correta.

60 dias

Segundo a Administração, foi aberto diálogo com os permissionários do mercado de peixe para definições do layout interno e ajustes no anteprojeto que se fizerem necessários para o melhor funcionamento do novo equipamento. O prazo para conclusão dos projetos é de 30 dias e início das obras em até 60 dias (podendo este prazo ser antecipado em função de definições junto aos permissionários.

A estimativa é que o empreendimento custará R$ 130 milhões, incluindo toda a intervenção na Ponta da Praia mais a construção de uma unidade municipal de ensino no bairro do Jabaquara.  A previsão de entrega é de 10 meses.

Estão previstos 20 boxes. O atual mercado conta com 15 permissionários, ou seja, cinco boxes para os permissionários legalizados da rua do peixe. Todos os permissionários que estiverem com a situação regularizada (conforme legislação vigente) serão realocados no novo Mercado de Peixe. Se houver a disponibilidade de algum box, os mesmos serão licitados.

Além dos boxes de peixes serão construídos dois boxes para comercialização de temperos, lembranças da cidade e artigos de pesca. No mezanino ainda está previsto a construção de bar com vista para o mercado.

Vale lembrar que, com exclusividade na tarde da última quinta-feira (17), véspera do anúncio oficial do prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), o Diário adiantou que o atual Mercado de Peixe seria demolido e o espaço transformado na entrada de um centro de convenções que será construído no Terminal Público Pesqueiro de Santos (TPPS). O prefeito apresentou o projeto no dia 18, no Paço Municipal.