Cachoeiras da Área Continental de SV podem impulsionar turismo de base comunitária

Escondidas às margens da Serra do Mar, as três cachoeiras chegam a reunir mais de seis mil pessoas por final de semana

22 JAN 2019 • POR • 15h42
Cachoeiras ficam nas regiões de Paratinga e Acarau, na Área Continental - Divulgação/PMSV

Nas regiões de Paratinga e Acarau, na Área Continental, São Vicente guarda um verdadeiro oásis. Escondidas às margens da Serra do Mar, as três cachoeiras chegam a reunir mais de seis mil pessoas por final de semana ensolarado.

Em Paratinga, o visitante encontra a cachoeira conhecida como ‘escorregadeira’. O acesso se dá por baixo do viaduto por onde passa a linha férrea. As demais quedas d’água são acessíveis por trilhas.  O curso d’água vem da serra e a água desemboca no Rio Branco . Em toda a região, que tem parte sob os cuidados do Parque Estadual Serra do Mar, há vestígios de ruínas históricas.

Em abril, atendendo convite da Prefeitura de São Vicente, estudantes e professores da Unip e do IFSP iniciaram o projeto com o intuito de unir acadêmicos, poder público e comunidade em torno de propostas viáveis para o turismo sustentável na região. O trabalho foi realizado ao longo de dois semestres.

O projeto contou com etapas de pesquisa de campo, conversa com a comunidade local e oficinas nas universidades. Os estudantes identificaram as potencialidades da região e indicaram alternativas para o desenvolvimento turístico daquela área, muito frequentada nos meses de verão.

Na apresentação, os estudantes mostraram ao prefeito, vereadores e demais autoridades o resultado do projeto, que foi desenvolvido a partir de propostas voltadas ao Turismo de Base Comunitária (TBC).

A modalidade é desenvolvida pela própria comunidade, onde a população local, de forma associativa e solidária, possui o controle efetivo das terras e das atividades econômicas associadas à exploração do turismo local, sendo diretamente responsável pelo planejamento das atividades e gestão.