Professores de Cubatão não recebem férias de janeiro

Perto de 900 profissionais estão descansando, porém sem dinheiro que deveria ser pago no final de dezembro

22 JAN 2019 • POR • 08h20
Quem saiu de férias em janeiro só vai receber no dia 30 deste mês - Divulgação

As tão sonhadas férias podem virar um pesadelo. Pelo menos para os professores da rede municipal de ensino de Cubatão. Quem tirou o período de 30 dias de descanso, este mês, simplesmente não recebeu os valores devidos. Um problema que vem se arrastando há três anos.

A presidente do Sindicato dos Professores Municipais de Cubatão, Nilza Bretas de Carvalho Landim, confirmou o atraso e disse que esteve na Secretaria de Gestão, mas não conseguiu falar com a atual responsável pela pasta, pois ela está afastada da função.. “O secretário-adjunto me disse apenas que a questão está com a Secretaria de Finanças e não existe perspectiva de acerto rápido disso”, disse Nilza.

A dirigente sindical ressaltou que a falta de pagamento atinge perto de 900 professores e que a entidade tentou conseguir, nos outros anos, o pagamento por meio de uma mandado de segurança, mas não obteve êxito. “O juiz não concedia,  a ação corria e chegava no fim do ano para definir. Estamos conversando com o nosso Departamento Jurídico sobre outro tipo de ação mais eficiente”, declarou.  

A assessoria de imprensa informou apenas que: “A Prefeitura de Cubatão, por meio da Secretaria Municipal de Finanças, informa que está programando o pagamento das férias dos professores para o dia 30 de janeiro”.