Em apenas dois anos, Guarujá cria cerca de mil vagas em creche

Na última quinta-feira (17), a Prefeitura anunciou 400 novas vagas junto às entidades conveniadas

18 JAN 2019 • POR • 21h01
As 400 novas vagas foram criadas em convênio com nove núcleos de Educação Infantil conveniados - Divulgação/PMG

A parceria da Prefeitura de Guarujá com entidades conveniadas tem sido o melhor caminho para enfrentar o desafio de reduzir a fila de espera por vagas em creche. Na última quinta-feira (17), a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Sedel) de Guarujá anunciou a ampliação de mais 400 vagas.

A cerimônia aconteceu no Gabinete do Paço Municipal Moacir dos Santos e contou com a participação de secretários municipais e membros do Poder Legislativo. A iniciativa integra as atividades em alusão ao Dia de Santo Amaro, padroeiro de Guarujá -  celebrado em 15 deste mês.

Com a ampliação dos convênios na quinta-feira, a Administração Municipal atinge a marca de quase mil vagas geradas, em apenas dois anos de gestão. Esse número representa um investimento da Prefeitura para este ano, no valor de R$ 2 milhões e 250 mil.

Durante a solenidade, o vice-prefeito e secretário de Educação, Esporte e Lazer (Sedel), Renato Pietropaolo, agradeceu as entidades. "As conveniadas (entidades) muito nos tem ajudado. Além disso, sai mais barato ao Poder Público, sem contar que o trabalho é tão bem feito quanto em uma unidade da nossa rede municipal". Ele acrescenta também, que essas 400 novas vagas são como se a Prefeitura tivesse construído duas creches.

As 400 novas vagas foram criadas em convênio com nove núcleos de Educação Infantil conveniados (Neics). São eles: Vida e Paz (Vila Lígia), Caminho da Luz (Jardim Progresso), Tia Nice II (Jardim Conceiçãozinha); Interação (Astúrias); Maria de Nazaré (Enseada); Luis Carlos Romazzini (Morrinhos); Benedito Lellis (Perequê); Gente Miúda (Vicente de Carvalho) e Maria Tereza (Santa Cruz dos Navegantes).

O prefeito de Guarujá, Válter Suman, destaca a importância das parcerias com as entidades conveniadas. "Temos que otimizar o que já existe. Afinal, a nossa rede municipal de Ensino é muito grande. A educação também teve importantes avanços: entregamos o uniforme, o kit escolar, o que não ocorria no passado. A Cidade está avançando!".

O representante do Neic Maria de Nazaré, Thiago Avanci – que na oportunidade falou em nome das demais entidades presentes – fala da felicidade do trabalho de assistência desenvolvido à população mais carente. "É um trabalho significativo, pois estamos lidando com vidas, pessoas, de mães que tanto precisam. Ficamos contentes em aumentar as vagas na nossa entidade e ter a receptividade e contar com a competência desta Administração", frisou.