Projeto 'Não se perca de mim' garante diversão com segurança

Agentes orientam e distribuem pulseiras de identificação, além de promover o reencontro das crianças perdidas

9 JAN 2019 • POR • 17h01
Diariamente são feitos cerca de 100 cadastros por tenda - Divulgação/PMG

Temporada de verão, praia cheia e atenção redobrada com as crianças. Para que o passeio não vire uma preocupação, a Prefeitura de Guarujá, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), realiza o projeto 'Não Se Perca de Mim'. A iniciativa teve início em dezembro e segue até o dia 10 de fevereiro.

Foram instaladas três tendas ao longo das praias de Pitangueiras e Astúrias. Nestes locais, os agentes orientam e distribuem pulseiras de identificação,  além de promoverem o encontro das crianças perdidas.

Ao chegar à praia, o responsável deve procurar uma das tendas para fazer o cadastro. Os dados dos pais e filhos são mantidos em sigilo, sendo utilizados somente pela GCM. Cada pulseira contém o número de cadastro e a cor da tenda, que representa o trecho de areia onde está o posto de identificação. Isso contribui para a localização da família, através do sistema de monitoramento via número 153.

Diariamente são feitos cerca de 100 cadastros por tenda. Os banhistas recebem também orientações importantes, tais como: ficar sempre perto dos pequenos, combinar um ponto de referência fixo, procurar os agentes de segurança entre outras.

Tendas

Na praia das Astúrias, a tenda fica em frente à colônia da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (tenda azul) - Av. Gen. Rondon, 643. Já na praia de Pitangueiras, as tendas ficam na Rua Santos com praia (tenda verde) e na Praça dos Expedicionários (tenda laranja).